PEDAGOGICAL USABILITY: A THEORETICAL ESSAY FOR E-LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2593

Palavras-chave:

Virtual learning environment, education, Moodle, educational technologies.

Resumo

 The e-learning in Brazil has shown such intense development followed by its problems. Obstacles in the teaching learning permeate, among others, the use of virtual environments, production of teaching materials, pedagogical mediation, where the tutor has responsibility in these factors. In order to combine the use of technology with the nature of the pedagogical dimension, this theoretical essay discusses the concept of pedagogical usability from existing problems and presents explanations about the dimensions and criteria present in the literature.

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Biografia do Autor

Francisco Monteiro de Sales Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte / Professor

Docente na Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação - DIATINF/CNAT/IFRN.

Maria Altina da Silva Ramos, Universidade do Minho - Instituto de Educação

Docente e investigadora no Instituto de Educação– Universidade do Minho, onde leciona várias disciplinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na área das TIC na Educação e Metodologia de Investigação.

Tem Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Diplôme d’Etudes Approfondies (D.E.A.) em Multimédia et Didactique des Langues pela Universidade de Toulouse-le Mirail, França, e Doutoramento em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho com a tese Crianças, Tecnologias e Aprendizagem – contributo para uma teoria substantiva.

Os seus actuais interesses de investigação são: tecnologias e educação; integração curricular das TIC;  crianças e literacia digital e multimodal em contexto formal e não formal; grounded theory e análise qualitativa de dados com apoio NVivo. Tem vários textos publicados nestas áreas.

André Luís Santos de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1992), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Engenharia Industrial - University of Wisconsin - Madison (2002) e doutorado em Engenharia Industrial - University of Wisconsin - Madison (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Planejamento de Experimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de experimentos, unreplicated two-level factorial designs, split-plot, design e séries temporais e controle estatístico de processos.

José Guilherme da Silva Santa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Dr. Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRN Coordena o Grupo de Pesquisa "Ergodesign e Interação Humano-Computador, UFRN (certificado pelo CNPq). Coordena o LEXUS, Laboratório de Ergodesign de Interfaces (UFRN). Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) [linha de pesquisa: Ergonomia e Interação Humano-Computador] e doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) [ linha de pesquisa Tecnologias Cognitivas]. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Autor dos livros "Projeto e Avaliação no Design de Interfaces" e "Design Participativo - técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces" em co-autoria com a profa. Dra. Anamaria de Moraes.

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Publicado

15/02/2016

Como Citar

Sales Júnior, F. M. de, Ramos, M. A. da S., Pinho, A. L. S. de, & Santa Rosa, J. G. da S. (2016). PEDAGOGICAL USABILITY: A THEORETICAL ESSAY FOR E-LEARNING. HOLOS, 1, 3–15. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2593

Edição

Seção

ARTIGOS

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