EDUCAÇÃO 2050: PENSAR O FUTURO EM TEMPOS DE MUDANÇAS ACELERADAS

Autores

Palavras-chave:

Educação em 2050; Futuro; Tecnologias; Educação algorítma; Educação emancipatória.

Resumo

Este texto é um ensaio, uma reflexão sobre o futuro da educação pensado em tempos de mudanças aceleradas, marcados pela incerteza de nossa era societária. Perspetivar a educação em 2050 não é tarefa fácil pois as previsões nunca são exatas. Porém, a ancoragem no desenvolvimento atual das ciências e tecnologias é um ponto de partida sólido para entender o mundo que nos cerca e traçar horizontes que expliquem como atuar e viver no futuro próximo. Assim, neste exercício prospectivo reflete-se sobre o que poderá ocorrer com a escola e seus atores, procurando responder à questão de partida: Como será a educação em 2050? O ensaio contém quatro tópicos: (i) previsões, futurismo e ciências; (ii) pensando a Educação do futuro: a tecnologia é uma aliada? (iii) educação versus soberania algorítmica; (iv) educação emancipatória. Inicia-se por abordar a incerteza e busca-se mostrar a importância da ciência para entender o que está mudando na relação dos seres humanos com as tecnologias, entendendo-se que estas são muito mais parceiras do que inimigas. Perante as profundas transformações orquestradas por nanotecnologia, biotecnología, inteligência artificial e algaritmos, há a necessidade da escola preparar os alunos para a vida incerta (vida líquida), para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhes são familiares. Num futuro de mundos virtuais e algoritmizados, é vital uma educação emancipatória de modo a contribuir para libertar e “esperançar” os seres humanos.  O que se espera da Educação em 2050 é um futuro repleto de alunos que se formariam como cidadãos conscientes de seu lugar no espaço e no tempo. Alunos sujeitos, alunos atores, alunos construtores, alunos coempreendedores, que em seu lugar de criação autônoma, livre, consciente e criativa, saibam manejar a tecnologia a seu favor e das comunidades, a bem de um desenvolvimento sustentável para esta casa comum em que vivemos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal do Ceará

Doutorado em Engenharia de Teleinformática, Mestrado em Computação Aplicada, Graduação em Licenciatura de Física. Professor Titular do Instituto Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da Rede Nordeste de Ensino.

Andrezza M. B. do N. Tavares, IFRN

Doutorada em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação, Graduação em Pedagogia e Jornalismo. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Programa Acadêmico de Pós-Graduação sobre o campo epistêmico da Educação Profissional.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Doutorado em Ciências da Educação – Tecnologia Educação, Mestrado em Ciências da Educação – Análise e Organização do Ensino, Graduação em Ensino de História e Ciências Sociais. Professor Catedrático do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho.

Erica Jeani Costa de Santana e Silva, Instituto Federal do Ceará

Mestranda em Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, Licenciada em Física pelo Instituto Federal do Ceará. Bolsista pela FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

Alves, E. J. (2020). Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas? Porto Alegre: Editora Fi.

Bacich, L., & Moran, J. (Org.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar.

Domingos, P. (2017). A revolução do algoritmo Mestre. Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo (3ª ed.). Lisboa: Manuscrito Editora.

Harari, Y. N. (2021). 21 lições para o século XXI (7ª ed). Amadora: Elsinore.

Harari, Y. N. (2018). Sapiens: Uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM.

Kaku, M. (2011). A Física do Futuro - Como a Ciência Moldará o Mundo nos Próximos Cem Anos. Lisboa: Ed. Bizâncio.

Kurzweil, R. (2005). The Singularity Is Near: When Humans Transcend Biology. New York: Viking Penguin.

Justino, D. (2020, outubro 15). A era da incerteza. Espaço Público, 8, 1-3.

Justino, D. (2021). A educação em contextos de mudança e incerteza: um ensaio de problematização. Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade Minho, 31-43.

Lévy, P. (2010). Cibercultura. Editora 34.

Moran, J. M. (2008) A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá (1° ed.). Campinas: Papirus.

Morin, E. (2011) Os sete saberes necessários à educação do future (2ª ed.). São Paulo: Cortez. Brasília: UNESCO.

Oliveira, A. (2017). Mentes digitais. A Ciência redefinindo a humanidade. Lisboa: Instituto Superior Técnico.

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9 (5), 2-6.

Silva, B. D. Da; & Ribeirinha, T. (2020). Cinco lições para a educação escolar no pós covid-19. Educação, 10(1), 194–210. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210

Tapscott, D. (1998). Growing up digital: The rise of the Net Generation. New York: McGraw-Hill.

Tapscott, D., & Williams, A. D. (2007). The Prosumers. Wikinomics: how mass collaboration changes everything.

White, D. S., & Cornu, A. (2011). Visitors and Residents: A new typology for online engagement. Perr Reviewed Jornal on the internet, 16(9). Recuperado de: http://firstmonday.org/article/view/3171/3049.

Tavares, A.; & Silva, B. EDUCAR COM A MÍDIA. (2021). Experiências Educativas em Tempo de Pandemia Covid 19. In FIUZA, P.; MARTINI; R.; & SARTORI, A (Orgs.). EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS E DESAFIOS (pp. 60-69). São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Recuperado de: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/book/33

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Sales, G. L., Tavares, A. M. B. do N., Duarte da Silva, B. ., & Jeani Costa de Santana e Silva, E. . (2022). EDUCAÇÃO 2050: PENSAR O FUTURO EM TEMPOS DE MUDANÇAS ACELERADAS. HOLOS, 4. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13962

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.