TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E COVID-19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Mario Diego Ferreira dos Santos

Resumo


Devido à pandemia por COVID-19, a educação aderiu abruptamente às Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) como uma forma de retornar às aulas. O objetivo deste trabalho é analisar como as TDIC foram utilizadas durante a pandemia. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar artigos sobre a temática. Foram selecionados 36 artigos relacionados ao objetivo da pesquisa. Nos resultados, há predominância de estudos qualitativos e empíricos sobre TDIC e abordam sobre os impactos da transição do ensino presencial para o ensino remoto, os desafios e as possibilidades quanto o uso das mesmas na educação. Sobre a origem, a maioria dos estudos é da China e Indonésia. Sobre o público, destacam-se estudos com estudantes universitários. Conclui-se que o uso das TDIC na educação se configurou majoritariamente como um desafio. Professores e estudantes não utilizavam as TDIC com maior intensidade para o ensino e aprendizagem antes da pandemia. 


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação, COVID-19, Revisão Sistemática.

Texto completo:

PDF

Referências


Baade, J. H., Gabiec, C. E., Carneiro, F. K., Micheluzz, S. C. P., & Meyer, P. A. R. (2020). Professores da educação básica no Brasil em tempos de Covid-19. Holos, 36(5), 1-17. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence, The Lancet, 395 (102227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 603-610. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912

Jesus, A. M.; Silveira, I. F.; & Palanch, W. B. L. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2), 69-90. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.69

Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment. Paris: Unesco. Disponível: http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm. [Acesso 10 Nov. 2020].

Peloso, R. M., Ferruzzi, F., Mori, A. A., Camacho, D. P., Franzin, L. C. S., Teston, A. P. M., & Freitas, K. M. S. (2020). Notes from the Field: Concerns of Health-Related Higher Education Students in Brazil Pertaining to Distance Learning During the Coronavirus Pandemic. Evaluation & the Health Professions, 43(3), 201–203. https://doi.org/10.1177/0163278720939302

Rahali, K., Abidli, Z., Khohmimidi, A., Elhamzaoui, M., Seghiri, R., Jabari, K., Aouane, E., & Chaouch, A. (2020). Ibn Tofail’s University students’ satisfaction evaluation towards distance learning and its impacts on the students’ mental health during the Covid 19 Confinement. Bangladesh Journal of Medical Science, 19, S 51-S 57. https://doi.org/10.3329/bjms.v19i0.48166

Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na educação superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. Horizontes. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/. [Acesso 20 Out. 2020]




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11668



 

HOLOS IN THE WORLD