CONCEITOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.14537

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Educação para o trabalho, Educação Profissional Técnica e Tecnológica., Língua Portuguesa

Resumo

O tema abordado no texto é a educação para o trabalho e suas nuanças com a educação profissional, técnica e tecnológica no Brasil.  Num estilo ensaístico, o escrito parte do significado do trabalho na vida humana e situa a educação como uma atitude ou prática que surge das conquistas do trabalho. Finalidade principal é explorar diferenças e conexões entre educação para o trabalho   e educação profissional, técnica e tecnológica. No percurso são feitas referências à história da educação para o trabalho no Brasil, assim como da educação profissional.  A sequência do texto contempla diálogos com pensadores clássicos  como Marx, Engels e Marcuse e também tece nexos  entre ideias de autores brasileiros que atuaram na educação profissional ao longo do século XX ou de autores cujas elaborações enfatizavam a importância da inserção das atividades manuais dentro da escola brasileira, de modo a torná-la mais interessante, viva e envolvente.

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Biografia do Autor

JOSE GERALDO PEDROSA

Licenciado em Ciências Sociais (INESP); Mestrado em Educação (UFMG); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Pós-doutorado em Geografia Humana (IGC-UFMG); Docente do ensino superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Maria Isabel Rios de Carvalho Viana, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

PEDROSA, J. G., & Rios de Carvalho Viana, M. I. (2023). CONCEITOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. HOLOS, 6(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.14537

Edição

Seção

ARTIGOS

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