PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.16521

Palavras-chave:

História da Educação; Educação Doméstica; Educação Profissional Feminina.

Resumo

Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.

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Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, IFRN

Professora de Didática do IFRN. Doutora em Educação. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).

Referências

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Publicado

18/12/2023

Como Citar

Nascimento, F. de L. S. (2023). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930). HOLOS, 2(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.16521

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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