PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.16521Palavras-chave:
História da Educação; Educação Doméstica; Educação Profissional Feminina.Resumo
Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.
Downloads
Referências
BARROS, Eulália Duarte. Uma escola suíça nos trópicos. Offset Gráfica e Editora Ltda. Natal: RN, 2000.
ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL. Boletim comemorativo do cinquentenário da Escola Doméstica de Natal (1914-1964). Natal: URN, Imprensa Universitária.
PINTASSILGO, Joaquim - A “Educação Doméstica” nos asilos femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX. [Em linha]. [Consult. a 6 de Fevereiro. 2012]. Disponível em WWW:
RODRIGUES, Andréa Gabriel Francelino. Educar para o lar, educar para a vida: cultura escolar e modernidade educacional na Escola Doméstica de Natal (1914-1945). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado em Educação), 2007.
ROGERS, Rebecca. Congregações femininas e difusão de um modelo escolar: uma história transnacional. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 1, p. 55-74, Jan./Apr. 2014. Available: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000100004>. Acces 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.