EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE DESEMPREGO NO BRASIL E NA ESPANHA
TENDÊNCIAS E CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17956Palavras-chave:
Educação profissional, Políticas públicas., Desemprego, Curso TécnicoResumo
Brasil e Espanha coincidiram na última década em dois fenômenos, altas taxas de desemprego e crescimento nas matrículas de Educação Profissional. Este artigo propõe-se analisar as principais ofertas de Educação Profissional nesses países - Formación Profesional de Grado Superior e Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente - bem como, sua relação com o aumento do desemprego nesses países. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, visando investigar as contradições sociais presentes nessas realidades e suas determinantes sociais. Concluímos que apesar do discurso de que a formação profissional é essencial para modificar o quadro de desemprego, o aumento de matrículas nesse tipo de ensino não reduziu em nível geral, por fim, os índices de desemprego correspondeu a um processo de privatização educacional.
Downloads
Referências
Abdla, Vitor (2023). Trabalhador sem carteira assinada atingiu número recorde em 2022. Média anual chegou a 12,9 milhões em 2022. [Matéria disponibilizada em 28 de fevereiro de 2023, na internet]. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/trabalhador-sem-carteira-assinada-atingiu-numero-recorde-em-2022> Acesso em 29 Ago. 2023
Alvarenga, Darlan (2021). Brasil tem a 4ª maior taxa de desemprego do mundo, aponta ranking com 44 países. [Matéria disponibilizada em 22 de novembro de 2021, na internet]. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/11/22/brasil-tem-a-4a-maior-taxa-de-desemprego-do-mundo-aponta-ranking-com-44-paises.ghtml> Acesso em: 21 jan. 2021
Alves, Giovani (2018). A nova precariedade salarial: O sociometabolismo do trabalho no Século XXI. In: Sousa, Antonia Abreu de; Sales, Francisco José Lima; Feijó, Jerciano Pinheiro (Org.) Canto do Assum Preto. Fortaleza: Edições UFC.
Borraz, Marta (2021). La vida en suspenso de miles de jóvenes por la falta de plazas de FP: “Él me decía 'mamá ¿cómo no voy a poder estudiar?'”. [Matéria disponibilizada em 12 de agosto de 2021, na internet]. Disponível em: <https://www.eldiario.es/sociedad/vida-suspenso-miles-jovenes-falta-plazas-fp-decia-mama-no-estudiar_1_8209328.html> Acesso em: 03 jan. 2023
Antunes, Ricardo (2001). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.
Campos, Paulo C. de Oliveira; Sauer, César (2016). Os desafios para o fortalecimento da Formação Profissional na Espanha. In: Mundo a Fora. Educação Profissional e Tecnológica 14.Ministério das Relações Exteriores: Brasília, 2016
Carabaña, J. (2000). Títulos contra paro. ¿Protegen los estudios del desempleo?. In: Sáez, F (Org.). Formación y empleo. Madrid: Fundación Argentaria-Visor, p. 515-604, 2000.
Carvajal Muñoz, M. R. (2021) . Formación profesional para desempleados/as y desarrollo sostenible: Factores que limitan el desarrollo económico y social. Revista Prisma Social, [S. l.], n. 34, p. 267–297. Disponível em: https://revistaprismasocial.es/article/view/4238. Acesso em: 5 abr. 2023.
Castro, Laura Cruz (2000). Cualificaciones, desigualdad y empleo. Respuestas divergentes al problema de la formación. Documentos de trabajo (CSIC. Unidad de Políticas Comparadas), Nº. 8. Disponível em: http://hdl.handle.net/10261/1512 > Acesso em: 1 abr. 2023.
Castro, Laura Cruz (2021). Ideas, instituciones y ciclo económico. Las políticas de formación en España. Revista española de ciencia política, págs. 149-168,.
Cedefop (2018). The changing nature and role of Vocational Education and training in Eu-rope. Vol 3. The responsiveness of European VET systems to external change (1995-2015). Disponível em: < https://www.cedefop.europa.eu/files/5567_en.pdf > Acesso em 06 abr. 2023
Comisiones Obreras (2022). CCOO Madrid denuncia falta de plazas en FP y exige al Gobierno regional un plan para incrementar la oferta. [Matéria disponibilizada em 29 de junho de 2022, na internet]. Disponível em: <https://madrid.ccoo.es/noticia:631085--CCOO_Madrid_denuncia_falta_de_plazas_en_FP_y_exige_al_Gobierno_regional_un_plan_para_incrementar_la_oferta&opc_id=711af56c79ef209f3b5831a8b38f22b1> Acesso em: 03 jan. 2023
Dávila Balsera, P.; Naya Garmendia, L. M.; Murua Cartón, H. (2014). La formación profesional en la España contemporánea: políticas, agentes e instituciones. Historia de la Educación., v. 33, p. 43–74. Disponível em: < https://revistas.usal.es/tres/index.php/0212-0267/article/view/12596. > Acesso em: 1 abr. 2023.
Descubre la FP (2021). Aumentan las matriculaciones en FP gracias a la diversidad de titulaciones y especialidades. [Matéria disponibilizada em 11 de março de 2021, na internet]. Disponível em: <https://www.descubrelafp.org/noticias/matriculaciones-fp_20210309604a3a70094c980001e392d2.html> Acesso em: 9 mar. 2022
DIEESE (2018). Educação Profissional e mercado de trabalho: ainda há muito a avançar. Nota Técnica 199, novembro.
España. Jefeatura de Estado (2022). Ley Orgánica 3/2022, de 31 de marzo, de ordenación e integración de la Formación Profesional. Disponível em: < https://www.boe.es/eli/es/lo/2022/03/31/3/con > Acesso em 01 abr.2023
España (2022A). Ministerio de Educación y Formación Profesional. Anuario estadístico. Las cifras de la educación en España. curso escolar 2019-2020. C2. Las transiciones y los resultados educativos. Madrid: Ministerio de Educación y Formación Profesional.
España (2022B). Ministerio de Educación y Formación Profesional. Catálogo general de publicaciones oficiales: datos y cifras, curso escolar 2021-2022. Madrid: Ministerio de Educación y Formación Profesional.
España (2023). Ministerio de Educación y Formación Profesional. Catálogo general de publicaciones oficiales: datos y cifras, curso escolar 2021-2022. D5. LA FORMACIÓN PROFESIONAL. Madrid: Ministerio de Educación y Formación Profesional.
España (2019). Ministerio de Educación y Formación Profesional. I Plan Estratégico de Formación Profesional del Sistema Educativo 2019-2022. MEFP 2019. Disponível em: <https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:1bc3728e-d71f-4a8e-bb99-846996d8a2f2/i-plan-estrat-gico-de-formaci-n-profesional-del-sistema.pdf> Acesso em 01 abr.2023
Eurostat (2023). Unemployment rate - annual data. Disponível em: < https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/tipsun20/default/table?lang=en > Acesso em 09 de março de 2023.
Fresnada, Diana (2023). El mercado laboral cierra 2022 con récord de afiliación y la cifra de parados más baja desde 2007. [Matéria disponibilizada em 03 de janeiro de 2023, na internet]. Disponível em: <https://www.rtve.es/noticias/20230103/paro-empleo-2022/2413506.shtml> Acesso em: 03 jan. 2023
Frigotto, G. (1999). A Produtividade da escola improdutiva. 5. ed. São Paulo: Cortez.
Gamboa, Sílvio Sánchez (2001). A globalização e os desafios da Educação no limiar do novo século. In: Lombardi, José Claudinei. (Org.). Globalização, Pós- modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados.
Gomes, Blanaris; Ribeiro, Lucas (2023). Cortes na Educação: a cronologia da precariedade. [Matéria disponibilizada em 15 de fevereiro de 2023, na internet]. Disponível em: <https://comunica.ufu.br/noticia/2023/02/cortes-na-educacao-cronologia-da-precariedade> Acesso em 06 de abr. De 2023
Grabowski, Gabriel; Kuenzer, Acácia Zeneida (2016). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. HOLOS, [S.l.], v. 6, p. 22-32, out. 2016. Disponível em: Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4983 >. Acesso em: 28 ago. 2022.
Haddad, Sergio (2004). O direito à educação no Brasil: Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação. Curitiba: DhESC Brasil.
Harvey, David (1993). A Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola
IBGE (2020). Educação 2019 – PNAD Contínua 2019. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101736> >; Acesso em: 31 jan. 2021
IBGE (2021). Indicadores IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua -Trimestre Móvel MAI. - JUL. 2021. Publicado em 30 set. 2021. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3086/pnacm_2021_jul.pdf> Acesso em: 31 jan. 2021
IBGE (2023). PNAD Contínua Trimestral: desocupação recua em oito das 27 UFs no segundo trimestre de 2023. Editoria Estatísticas Sociais. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/37664-pnad-continua-trimestral-desocupacao-recua-em-oito-das-27-ufs-no-segundo-trimestre-de-2023> Acesso em 29 Ago.2023
Ine (2020). Encuesta de Transición educativa-formativa e inserción laboral 2019. Publicado em 27 nov. 2020. Disponível em: <https://www.ine.es/dyngs/INEbase/es/operacion.htm?c=Estadistica_C&cid=1254736056996&menu=ultiDatos&idp=1254735976597> Acesso em 06 abr. 2023
Inep (2021). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/dados_abertos/sinopses_estatisticas/sinopses_estatisticas_censo_escolar_2020.zip>. Acesso em 17 jan.2021.
Kuenzer, Acácia Zeneida (2007). Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. In: Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 1153-1178, out. 2007.
Martínez García, José Saturnino (2015). Formación Profesional: Tensiones y dinámicas Sociales. Revista Internacional De Organizaciones. Núm. 17, p. 21-42. Disponível em: < https://raco.cat/index.php/RIO/article/view/318455 > Acesso em 01 abr. 2023
Martinez García, José Saturnino; Merino, Rafael (2011).. Formación profesional y desigualdad de oportunidades educativas por clase. Témpora: Revista de Historia y Sociología de la Educación, Nº 14, págs. 13-37.
Marx, Karl (1980). O capital: crítica da economia política. 5. ed. Livro 1 v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Mascaro, Alysson Leandro (2013). Estado e Forma Política. Boitempo: São Paulo.
MEC/MTPS (2023). Estatísticas. Painel de Monitoramento das Profissões 2022. Ano Base 2019. Brasília: MEC. Disponível em: < https://monp.com.br/formandos > Acesso em 01 jul.2022
Merino, Rafael Pareja (2013). Las sucesivas reformas de la formación profesional en España o la paradoja entre integración y segregación escolar. Education Policy Analysis Archives, v. 21, p. 66, 2013. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1222. Acesso em: 1 abr. 2023.
Mészáros, Istvan (2008). A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.
Meszáros, István (1996). O Poder da Ideologia. São Paulo: Ensaio.
Mon, Santiago Álvarez De; Lombardia, Pilar García De (2021). El Reto de La Formación Profesional en España. Iese Business School.
Pareja, Rafael Merino (2021). Oferta y demanda de FP, ¿Ajustes de mercado o de política educativa? [Matéria disponibilizada em 28 de setembro de 2021 na internet]. Disponível em: <https://agendapublica.elpais.com/noticia/17114/oferta-demanda-fp-ajustes-mercado-politica-educativa> Acesso em 01 abr. 2023
Pineda-Herrero, P. Agud-Morell, I., Ciraso-Calí, A. (2016). Factores que intervienen en la inserción laboral de los titulados en Educación en tiempos de crisis: un estudio sobre Cataluña. Revista de educación, Nº 372, págs. 141-169, 2-16. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5399793> Acesso em 01 abr. 2023
Poulantzas, N. (2000). O Estado, o Poder, o Socialismo. São Paulo: Paz e Terra.
Sales, Francisco José Lima (2016). Reconversão Produtiva e Educação: Polêmicas sobre a formação/qualificação do trabalhador no capitalismo contemporâneo. In: Sousa, Antonia de Abreu; Oliveira, Elenilce Gomes de; Neto, Enéas de Araújo Arrais (Org.) As interfaces do mundo do trabalho: Educação, práxis social e formação dos trabalhadores. Curitiba: CRV.
San Segundo, M. J.; Petrongolo, B. (2000). ¿Estudias o trabajas? Los efectos deldesempleo sobre la escolarización. In: Sáez, F (Org.). Formación y empleo. Madrid: Fundación Argentaria-Visor Dis, p. 421-449.
Sardinha, Rafaela; Souza, Fábio Araújo De (2023). O financiamento da Educação Básica no governo Bolsonaro em tempos de financeirização do capital. In: LEHER, Roberto (org.) Educação no Governo Bolsonaro inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular.
Schultz, T. (1973). O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SIIU (2023). Estudiantes en las Universidades Españolas – Curso académico Avance 2021-2022. Disponível em: <https://public.tableau.com/app/profile/equiposiiu/viz/Academica21_EEU/InfografiaEEU> Acesso em 06 abr. 2023
Termes, Andreu (2022). Las transiciones a la educación posobligatoria en Barcelona: vías diferentes, itinerarios desiguales. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 178: 143-164.
Termes, Andreu (2022). Vías distintas, itinerarios desiguales: la división entre FP y Bachillerato. [Matéria disponibilizada em 31 de maio de 2022 na internet]. Disponível em: < https://agendapublica.elpais.com/noticia/17114/oferta-demanda-fp-ajustes-mercado-politica-educativa > Acesso em 01 abr. 2023
Usurralde, María Jesús Martínez (2001). Formación profesional comparada. Un Estudio aprendiendo de la práctica: análisis comparado de la formación profesional en España y Alemania. Tirant lo Blanch: Valencia.
World Bank (2012). Exiting Belindia? - Lesson from the recente decline in income inequality in Brazil. Washington, DC: World Bank.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.