CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.5257Palavras-chave:
Estudos do cotidiano, Identidade, ExclusãoResumo
Neste artigo, debateremos os sentidos produzidos em torno das vivências escolares por estudantes com dificuldades de leitura e escrita de uma escola pública do estado da Paraíba. Para tanto, foi utilizada a abordagem dos estudos do cotidiano para compreender os sentidos dos fazeres, deveres e saberes conduzidos/as pelos/as discentes em torno do processo de ser/tornar-se estudante. Os resultados apontam para a compreensão de que os processos de aprender e ensinar apresentam-se imbricados pela construção de sentidos à permanência na escola e sentimentos de pertença que não se encerram nos conteúdos disciplinares dispostos nos currículos. Dessa forma, é nossa intenção questionar os mecanismos sutis de exclusão escolar e, nesse sentido, refletir sobre o papel da escola em uma perspectiva inclusiva.
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