ESTUDOS CULTURAIS E ESTUDOS DE GÊNERO: PROPOSIÇÕES E ENTRELACES ÀS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Dinah Quesada Beck Instituto de Educação - Universidade Federal do Rio Grande
  • Bianca Salazar Guizzo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1597

Resumo

Este artigo tem o interesse de proporcionar ao/a leitor/a uma análise acerca da relação estabelecida entre dois distintos campos de estudos, os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais, os quais têm fundamentado as pesquisas desenvolvidas no âmbito das temáticas que têm mobilizado nossos estudos e investigações, sejam elas infância, cultura, consumo, gênero, sexualidade, embelezamento, produção e política dos corpos. Para tanto, nos ocuparemos, nessa argumentação, com alguns movimentos discursivos: após situar a importância atribuída a esses campos nas pesquisas educacionais vinculadas a perspectiva pós-estruturalista de análise, bem como o modo como operamos com eles, interessa-nos discutir e problematizar algumas de suas características, demarcando sua profícua relação. Finalizamos essa narrativa ressaltando suas contribuições em nossas investigações que discutem a produção de identidades de gênero e culturais à infância contemporânea.

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Publicado

22/09/2013

Como Citar

Beck, D. Q., & Guizzo, B. S. (2013). ESTUDOS CULTURAIS E ESTUDOS DE GÊNERO: PROPOSIÇÕES E ENTRELACES ÀS PESQUISAS EDUCACIONAIS. HOLOS, 4, 172–182. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1597

Edição

Seção

ARTIGOS

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