O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA: UM PERCURSO CONTRADITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2798

Palavras-chave:

PROEJA, IFG, implantação, direito

Resumo

Este trabalho se propõe discutir algumas nuances de como o processo de implantação e implementação do PROEJA no Câmpus Goiânia tem se desenvolvido. A construção dessa trajetória, em última instância, visa elucidar a efetivação (ou não) do direito à educação aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, vale-se da análise de dados coletados junto aos gestores, professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados em Serviços de Alimentação e Cozinha e também daqueles provenientes dos documentos relativos ao PROEJA, construídos dentro e fora do IFG– Câmpus Goiânia. Tais dados foram confrontados com as discussões teóricas sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional inseridas em uma sociedade cujos fundamentos emergem de uma sociedade dependente em relação aos países centrais do capitalismo.

 

 

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Biografia do Autor

Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.Graduada em História e Doutora em Educação. Pesquisadora na Área de Educação. Linhas de Pesquisas: Politicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Formação Integrada.

Jacqueline Maria Barbosa Vitorette, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Graduada em Química e Doutora em Educação. Pesquisadora na Área de Educação. Linhas de Pesquisas: Politicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Formação Integrada.

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

Castro, M. D. R. de, & Vitorette, J. M. B. (2016). O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA: UM PERCURSO CONTRADITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. HOLOS, 2, 301–311. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2798

Edição

Seção

ARTIGOS