O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA: UM PERCURSO CONTRADITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2798

Palavras-chave:

PROEJA, IFG, implantação, direito

Resumo

Este trabalho se propõe discutir algumas nuances de como o processo de implantação e implementação do PROEJA no Câmpus Goiânia tem se desenvolvido. A construção dessa trajetória, em última instância, visa elucidar a efetivação (ou não) do direito à educação aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, vale-se da análise de dados coletados junto aos gestores, professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados em Serviços de Alimentação e Cozinha e também daqueles provenientes dos documentos relativos ao PROEJA, construídos dentro e fora do IFG– Câmpus Goiânia. Tais dados foram confrontados com as discussões teóricas sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional inseridas em uma sociedade cujos fundamentos emergem de uma sociedade dependente em relação aos países centrais do capitalismo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.Graduada em História e Doutora em Educação. Pesquisadora na Área de Educação. Linhas de Pesquisas: Politicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Formação Integrada.

Jacqueline Maria Barbosa Vitorette, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Graduada em Química e Doutora em Educação. Pesquisadora na Área de Educação. Linhas de Pesquisas: Politicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Formação Integrada.

Referências

ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Exposição de Motivos ao Decreto n º 5.478 de 2005. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2005.

______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos: Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007.

_____. Lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); altera... Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 27 out. 2011.

CEFET-GO. Projeto de implantação do curso de educação profissional técnica de nível médio integrado em serviços de alimentação na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Goiânia, 2006.

______. Centro de Seleção. Edital nº. 008/2008. Goiânia, 2008.

DEBIÁSIO, F. de J. M. Acesso, permanência e evasão nos cursos do PROEJA em instituições de ensino de Curitiba-PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – UTFP, Curitiba, 2010.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2008.

DAGNINO, E. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

GRAMSCI. A. Cadernos do Cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

IFG. Coordenação do Proeja e Ações Inclusivas. Goiânia, 2009.

IFG. Centro de Seleção. Seleção para a educação profissional – PROEJA: total de candidatos por curso e sexo. Goiânia, 2010.

______. Plano de Desenvolvimento Institucional. Goiânia, abr. 2013. Disponível em www.ifgoias.edu.br Acesso 2 de dez, 2014

______. Site Institucional. Pró-Reitoria de Ensino, 2014. Disponível em www.ifgoias.edu.br. Acesso em: 2 dez. 2014.

______. Centro de Seleção. Processo Seletivo 2015/1. Goiânia, 2015.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 2 de dez. 2014.

MOLL, J. Proeja e democratização da educação básica. In: MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARON, N. M. W. Os cursos de especialização do PROEJA como estratégia de formação de professores e gestores. Educere et Educare: Revista de Educação, v. 4 n. 8, 2009. Disponível em: <http://www.e-revista.unioeste.br/inde.php/educereeteducare/article/download/.../2818> Acesso em: 10 abr. 2013.

NOGUEIRA, M. A. Administrar e dirigir: algumas questões sobre a escola, a educação e a cidadania. In: MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (Org.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PAIVA, J. Concepção curricular para o ensino médio na modalidade de jovens e adultos: experiências como fundamento. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.

SILVA, Z.C.; OLIVEIRA, L.C. O perfil dos alunos da primeira turma do PROEJA no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, da Unidade Goiânia. Relatório Final de Pesquisa.PIBIC. Goiânia: CEFET-Go, 2007.

VENTURA, J. P. Educação de jovens e adultos ou educação da classe trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.

Downloads

Publicado

20/04/2016

Como Citar

Castro, M. D. R. de, & Vitorette, J. M. B. (2016). O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA: UM PERCURSO CONTRADITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. HOLOS, 2, 301–311. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2798

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.