O PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.7024

Palavras-chave:

Proeja, reforma do Ensino Médio, educação de jovens e adultos.

Resumo

O presente artigo pretende discutir a reforma do Ensino Médio e suas consequências para o Proeja. Partimos do pressuposto de que essa reforma afeta diretamente o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, pois acaba com a ideia de integração e vai de encontro ao direito de educação básica comum e igual para todos. Além disso, nega aos jovens e adultos o que, historicamente, já lhes foi negado: o direito a uma educação que lhes permita inserção social e no mundo do trabalho. Partimos de revisão bibliográfica sobre o EJA (HADDAD e DI PIERRO, 2000; PAIVA, 2005) e o Proeja (MOURA E HENRIQUE, 2012; MOURA, 2016), aliada à análise documental (BRASIL, 1996; BRASIL, 2007; BRASIL, 2017a; BRASIL 2017b). A análise mostra que, embora não se refira à modalidade EJA em seu teor, a reforma do Ensino médio promulgada pelo Governo Federal é mais um passo para a descontinuidade ou atrofia do Proeja.       



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Referências

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Henrique, A. L. S. (2018). O PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017). HOLOS, 3, 289–302. https://doi.org/10.15628/holos.2018.7024

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