FORMAÇÃO DOCENTE E PNE (2014-2024): UMA ABORDAGEM INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4512

Palavras-chave:

Estado, Políticas Públicas, Formação de Professores, PNE

Resumo

O presente artigo insere-se nas discussões a respeito das políticas públicas voltadas para formação de professores da educação básica no Brasil. Nosso objetivo é analisar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) voltadas para formação de professores da educação básica. Nossa investigação é do tipo bibliográfica e documental e utiliza-se do método histórico-dialético. Consultamos autores como: Engels (1995) e Santos (1981). Os resultados evidenciam que das vinte metas do plano, quatro estão centradas na formação e valorização do professor da educação básica. Duas delas discorrem a respeito especificamente da formação inicial e continuada. Percebemos que as estratégias abrem espaço para investimento de caráter público na esfera privada, sobretudo no âmbito da formação inicial em licenciaturas.  Esse caráter evidencia a preocupação do Estado em servir aos interesses dos donos do capital, firmando assim a sua principal função ideológica.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Campus EaD

Referências

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Morais, J. K. C., & Henrique, A. L. S. (2017). FORMAÇÃO DOCENTE E PNE (2014-2024): UMA ABORDAGEM INICIAL. HOLOS, 8, 264–274. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4512

Edição

Seção

ARTIGOS

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