APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EM PESQUISA TEMÁTICA NO ENSINO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CURSO DE DIREITO
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Direito, aprendizagem baseada em projetos, Ensino de Políticas PúblicasResumo
Este artigo propõe discutir as dimensões de aprendizagem significativa com base na adoção Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com viés de pesquisa temática para o ensino de políticas públicas no curso de Direito, na disciplina de Teoria Geral do Estado (TGE) em interfaces com o projeto guarda-chuva do professor-orientador. Utilizou-se como método a avaliação contínua dos discentes nas orientações da ABP ao longo do semestre e da aplicação de um formulário eletrônico elaborado no Google Forms em 2018.1. Ressalta-se que a promoção dialógica entre a literatura sobre TGE e a pesquisa sobre a implementação de políticas públicas para efetividade dos direitos sociais estimularam uma participação ativa dos educandos no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a ABP recebeu feedbacks positivos quanto à aprendizagem significativa ao promover a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão com os estudos de políticas públicas nos municípios de origem dos alunos.
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