NARRATIVAS EMERGENTES NO ENSINO MÉDIO: DIREITOS HUMANOS & EDUCAÇÃO

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes Universidade Federal de Alagoas
  • Francisco Ari de Andrade Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.846

Resumo

Com este artigo adentramos o campo dos Direitos Humanos relacionado à educação de nível médio. Aqui, temos um relato de experiência concernente a um projeto de extensão intitulado “Formação Continuada em Direitos Humanos para Professores do Ensino Médio” que foi finalizado este ano. Este objetivava introduzir a temática dos direitos humanos no campo educacional em Alagoas, mais especificamente em Maceió, cidade reconhecidamente problemática quanto se trata da garantia mínima dos direitos dos cidadãos e cidadãs que a habitam. Para tanto, o projeto foi desenvolvido no interior de uma escola pública de ensino médio e envolveu uma formação em serviço para professores deste nível de educação básica, durante todo o ano de 2010 e parte de 2011 (maio). Assim, neste artigo fazemos três abordagens importantes: na primeira, tratamos dos fundamentos históricos e políticos da Educação em Direitos Humanos no Brasil. Na segunda, discorremos sobre a metodologia do projeto e seus resultados; e, na terceira: apontamos os desafios e possibilidades para quem enfrenta a difícil tarefa de tratar dessa temática no interior da sala de aula do ensino médio como “saber” e não como “caridade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, onde concluiu também o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. O doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como professora-colaboradora no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), onde orienta projetos de pesquisa no campo da avaliação de políticas públicas de educação. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)", "Juventudes, culturas e formação", "Caminhos da Educação em Alagoas" e "História da Educação no Ceará" em que estuda os seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

Francisco Ari de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto - DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - PPGE (Mestrado e Doutorado), da linha de pesquisa História e Memória da Educação, do eixo História da Educação, Política e Sociedade brasileira do PPGE-FACED-UFC. Doutor em Educação Brasileira pelo PPGE-FACED-UFC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará - GEPHEC. Desenvolve pesquisa sobre História da Educação, Instituição Escolar e Cultura Escolar.

Downloads

Publicado

22/09/2013

Como Citar

Diógenes, E. M. N., & Andrade, F. A. de. (2013). NARRATIVAS EMERGENTES NO ENSINO MÉDIO: DIREITOS HUMANOS & EDUCAÇÃO. HOLOS, 4, 135–142. https://doi.org/10.15628/holos.2013.846

Edição

Seção

ARTIGOS