Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.2097Resumo
Discutimos sobre as barreiras e as possibilidades com discentes surdos no Ensino Superior na esteira da construção de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva relatar a experiência de uma educadora, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, de uma graduanda e um discente surdo do Curso de Pedagogia, Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN que, na esteira da construção de um trabalho de conclusão de curso percebem-se aprendentes, rompem obstáculos, quebram grilhões e partem para um trabalho em seu diálogo entre LIBRAS e Língua Portuguesa. Os autores que fundamentam são: Josso (2010); Mantoan (2006); Passeggi (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005). Pensa o alcance do ponto de vista do caminho de minimização desses limites quanto aos sujeitos envolvidos, de alerta para os sujeitos acadêmicos ouvintes e surdos, do encolhimento das barreiras físicas, atitudinais, procedimentais e conceituais. Entende a via da aproximação, da escuta, da sensibilidade ao outro, da entrega como porta para a superação das barreiras.Downloads
Referências
Faria, E. M. B. Cavalcante, M. C. B. (organizadoras). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas - João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2 ed. São Paulo: Guerra e Paz, 1996.
Josso, M. C. A experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto) biográfica & Educação. (Série Clássicos das Histórias de Vida).
Passeggi, M. C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
Sassaki, R. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Skliar, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 3 ed., 2005.