SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

Palavras-chave:

Práticas integradoras, interdisciplinaridade, educação básica

Resumo

Trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que busca identificar a) os tipos de práticas integradoras utilizadas pelos professores no fazer pedagógico; b) as formas como essas práticas são sistematizadas; e, c) os vínculos dessas práticas com a Educação Básica. As análises são efetivadas tendo por base as comunicações orais apresentadas no Eixo 2 que trata das Práticas Integradoras em Educação Profissional do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo evidencia que as práticas integradoras comumente ocorrem articuladas a projetos de pesquisa e extensão esporádicos e desarticulados dos currículos de cursos de formação.Essas práticas integradoras são caracterizadas como: eventuais; intra, inter e pluridisciplinares; e de iniciativa individual ou interinstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Campus EaD

José Mateus do Nascimento, PPGEP - IFRN

Prof.  Campus Natal Central - IFRN

Referências

BARRETO, Ana Beatriz Pérez Cabrera Mafra et al. Uma experiência interdisciplinar: o Projeto Integrador na Licenciatura em Espanhol do CEFET/RN. In: Holos, ano 23, v. 3, p. 1-12, 2007.

DOMINGUES, Ivan (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; OLIVEIRA, Leonor Araújo Bezerra. Enfoque globalizador, transdisciplinaridade e complexidade; uma nova perspectiva para o ensino a distância no CEFET-RN. In: HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; SOUZA, Samir Cristino de (Org.). Transdisciplinaridade e complexidade: uma nova visão para a educação no século XXI. Natal: Editora CEFET-RN, 2005.

HENRIQUE et al. Práticas pedagógicas de integração no PROEJA-IFRN: o que pensam professores e estudantes. In: Inter. Ação. v. 36, n. 2, 2011, p.451-468.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN. Relatório da pesquisa investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão. Natal, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. La mente bien ordenada: repensarla reforma, reformar elpensamiento. Barcelona: Seix Barral, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br/wenceslaubraz/arquivos/File/curriculo_integrado.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.

ZABALLA. Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. São Paulo: Artmed, 2002.

ZEN, Eliezér Toretta; OLIVEIRA, Edna Castro de. O projeto integrador e a centralidade do trabalho para a formação humana no programa de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (proeja) IFES Campus Vitória/ES. In: Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, 2. Natal: IFRN, 2013. Anais... Disponível em: <http://portal.ead.ifrn.edu.br/coloquio-publicacoes-2/2013-2/anais>. Acesso em: 02 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2015-08-03

Como Citar

Henrique, A. L. S., & Nascimento, J. M. do. (2015). SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, 4, 63–76. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)