SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

Palavras-chave:

Práticas integradoras, interdisciplinaridade, educação básica

Resumo

Trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que busca identificar a) os tipos de práticas integradoras utilizadas pelos professores no fazer pedagógico; b) as formas como essas práticas são sistematizadas; e, c) os vínculos dessas práticas com a Educação Básica. As análises são efetivadas tendo por base as comunicações orais apresentadas no Eixo 2 que trata das Práticas Integradoras em Educação Profissional do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo evidencia que as práticas integradoras comumente ocorrem articuladas a projetos de pesquisa e extensão esporádicos e desarticulados dos currículos de cursos de formação.Essas práticas integradoras são caracterizadas como: eventuais; intra, inter e pluridisciplinares; e de iniciativa individual ou interinstitucional.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Campus EaD

José Mateus do Nascimento, PPGEP - IFRN

Prof.  Campus Natal Central - IFRN

Referências

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Henrique, A. L. S., & Nascimento, J. M. do. (2015). SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS: UM ESTUDO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, 4, 63–76. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

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