HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.11252

Palavras-chave:

História da Educação, História das Instituições Escolares, Cultura Escolar, Ensino Técnico Profissionalizante de 2º Grau.

Resumo

A pesquisa apresentada constitui um recorte da tese de doutoramento que vem sendo desenvolvida desde 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. O objetivo desse trabalho é tecer reflexões sobre as categorias epistemológicas “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” assentadas na base bibliográfica dos estudos da Nova História Cultural, tecidas por Justino Magalhães (2004, 2001, 1998, 1996), Dominique Julia (2001), Viñao Frago (2006,1995) e Michel de Certeau (1995). Metodologicamente realizou-se pesquisa bibliográfica, com o propósito de compreender as categorias citadas. Também efetivou-se Análise Temática com as etapas de distinção das ideias centrais das secundárias; realização de problematizações e proposições, conforme orienta Severino (2007). A investigação traz a reflexão de que as categorias “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” são essenciais na análise histórica das mudanças e permanências ocorridas nas práticas pedagógicas estabelecidas no cotidiano de uma determinada instituição de ensino, em especial a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira em Natal/RN, responsável por formar alunos trabalhadores nos cursos técnico profissionalizante de 2º grau, com habilitação em Administração e Contabilidade no recorte temporal (1974-2002) referendada nos estudos de Costa (2017).

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Biografia do Autor

Antonio Max Ferreira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional; Mestre em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas; Professor da rede pública de ensino estadual do RN e da cidade do Natal.

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPEP-IFRN), na linha de pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. Doutorado e Mestrado pelo PPGED-UFRN.

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Publicado

26/02/2024

Como Citar

Costa, A. M. F., & Nascimento, J. M. do. (2024). HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002). HOLOS, 4(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.11252

Edição

Seção

ARTIGOS

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