PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.16521

Palavras-chave:

História da Educação; Educação Doméstica; Educação Profissional Feminina.

Resumo

Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, IFRN

Professora de Didática do IFRN. Doutora em Educação. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).

Referências

BARROS, Eulália Duarte. Uma escola suíça nos trópicos. Offset Gráfica e Editora Ltda. Natal: RN, 2000.

ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL. Boletim comemorativo do cinquentenário da Escola Doméstica de Natal (1914-1964). Natal: URN, Imprensa Universitária.

PINTASSILGO, Joaquim - A “Educação Doméstica” nos asilos femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX. [Em linha]. [Consult. a 6 de Fevereiro. 2012]. Disponível em WWW:

RODRIGUES, Andréa Gabriel Francelino. Educar para o lar, educar para a vida: cultura escolar e modernidade educacional na Escola Doméstica de Natal (1914-1945). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado em Educação), 2007.

ROGERS, Rebecca. Congregações femininas e difusão de um modelo escolar: uma história transnacional. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 1, p. 55-74, Jan./Apr. 2014. Available: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000100004>. Acces 2017.

Publicado

18/12/2023

Como Citar

Nascimento, F. de L. S. (2023). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930). HOLOS, 2(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.16521

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.