IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.7657

Palavras-chave:

Sexualidade, Sexting, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos.

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Biografia do Autor

Cibele Cynthia Araújo Gomes

Biologa formada no Centro Universitário Isabela Hendrix, mestre na área da educação pelo Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Leila Saddi Ortega, Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais

Biologa Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Doutora em Microbiologia pela UFMG. Atual docente no Centro  Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFETMG.

Ivo de Jesus Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEEFETMG

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFETMG. Graduado em Engenharia Química e Licenciado em Física e Matemática.

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Publicado

19/02/2020

Como Citar

Araújo Gomes, C. C., Ortega, L. S., & Ramos, I. de J. (2020). IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.7657

Edição

Seção

ARTIGOS

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