CRAYON SHARKS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESIGN E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marcos Leonardo Martins Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Rummenigge Medeiros de Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3080

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Jogos Digitais, Aprendizagem Significativa.

Resumo

As metodologias utilizadas para o ensino de ciências têm variado bastante nas últimas décadas principalmente em função das mudanças que ocorreram na sociedade e, portanto, nas escolas. Levando em consideração a realidade do mercado de jogos digitais e a disseminação de novas tecnologias entre os jovens de hoje em dia, podemos constatar o impacto que o uso casual dessas novas mídias possuem dentro da sala de aula. Esse cenário caracteriza uma nova oportunidade para a promoção do engajamento e envolvimento dos alunos caso o professor insira jogos digitais dentro do processo educativo formal. O presente trabalho traz uma discussão sobre a relevância da utilização de jogos digitais em sala de aula e fundamenta a atuação do professor nos processos de design e aplicação de jogos digitais. Descreve, ainda, as etapas do desenvolvimento e aplicação do protótipo de um jogo digital educativo voltado para o ensino de ciências numa turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Macau/RN. Como resultado, a partir da análise das respostas dos questionários e da observação das reações dos alunos durante a dinâmica de aplicação do jogo digital, foi possível constatar a aceitação da proposta por todos os alunos participantes. O jogo foi caracterizado como uma experiência divertida, que facilita ou estimula o aprendizado, e auxilia a compreensão dos conceitos relacionados à disciplina de Ciências de uma maneira mais atrativa.

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Biografia do Autor

Marcos Leonardo Martins Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Macau (2013). É Assistente em Administração concursado na referida Instituição de Ensino. Possui experiência na área de Educação e atua como pesquisador principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Design de Jogos Eletrônicos e Entretenimento Digital.

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Silva, M. L. M., & Araujo, R. M. de. (2017). CRAYON SHARKS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESIGN E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. HOLOS, 7, 328–343. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3080

Edição

Seção

ARTIGOS

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