HISTÓRIA DIGITAL E O OFÍCIO DO HISTORIADOR: MODOS DE SER E FAZER NO REPOSITÓRIO DA REVISTA POUR L’ÈRE NOUVELLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11773

Palavras-chave:

História da Educação, Humanidades Digitais, Fontes Históricas, Historiografia.

Resumo

Compreender o ofício do historiador ao trabalhar com fontes históricas digitalizadas e repositórios digitais, constitui o horizonte desta pesquisa. A investigação situa-se no entrecruzamento dos campos da História da Educação e História Digital, produzindo reflexões a respeito das principais transformações e desafios enfrentados, tanto na produção do conhecimento, como na prática investigativa da ciência histórica. A discussão respalda-se teórico e metodologicamente na literatura sobre fontes históricas digitalizadas (Chartier, 2002; Brasil & Nascimento, 2020), assim como em autores que tratam acerca da importância de criação e manutenção de repositórios digitais (Bicas, Rodrigues & Gervasio, 2019; Antunes, 2008). Nesse sentido, selecionamos como exemplo o repositório da Revista Pour l’Ère Nouvelle. Concluímos que a utilização dessas ferramentas tecnológicas tem sido de grande relevância para a área das Humanidades, sobretudo, pela influência sobre a produção historiográfica que, por sua vez, deriva dos diferentes olhares, perspectivas e fazeres constituídos por meio do acesso virtual.

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Biografia do Autor

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participante do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Educação (LPEHE). Bolsista Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa de Iniciação Científica - CNPq.

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Estágio Doutoral na Universidad de Alcalá de Henares. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação(NUPED-CNPq).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

Pires, R. L., & Amorim, S. R. M. de. (2021). HISTÓRIA DIGITAL E O OFÍCIO DO HISTORIADOR: MODOS DE SER E FAZER NO REPOSITÓRIO DA REVISTA POUR L’ÈRE NOUVELLE. HOLOS, 8, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11773

Edição

Seção

ARTIGOS

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