O TRABALHO COM REGRAS E LIMITES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4765

Palavras-chave:

Educação Física, Regras e Limites, Educação Infantil

Resumo

A disciplina de Educação Física ainda é tida por muitos como um momento de recreação e lazer, sem envolver uma aprendizagem propriamente dita. No entanto, as contribuições que os alunos alcançam nessas aulas são inegáveis e, quando as instituições e os profissionais da educação têm essa visão, o trabalho pedagógico só tende a ganhar. Na educação infantil, as crianças estão na idade ideal para aquisição de certos valores e princípios que as acompanharão ao longo de toda a vida. Através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, o presente trabalho consiste em compreender como o professor de Educação Física insere a discussão acerca das regras em suas aulas e, também, como tal inserção pode auxiliar o trabalho do professor polivalente que passa a maior parte do tempo com a sala. Assim, percebe-se que Aprender a respeitar regras é algo fundamental para que se possa viver em sociedade e exercer a cidadania. As aulas de Educação Física, com seu cunho lúdico, desde que bem orientadas, podem ser momentos ideais para compreensão acerca de regras e limites. Para tal, os professores devem delimitar seus objetivos e estimular tais comportamentos em seus alunos. 

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Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor do curso de Pedagogia na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).

Solemar Pereira, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).

Licenciado em Educação Física pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).

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Publicado

31/12/2018

Como Citar

Moraes, J. C. P. de, & Pereira, S. (2018). O TRABALHO COM REGRAS E LIMITES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DOS PROFESSORES. HOLOS, 8, 174–182. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4765

Edição

Seção

ARTIGOS

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