O TRABALHO COM REGRAS E LIMITES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.4765Palavras-chave:
Educação Física, Regras e Limites, Educação InfantilResumo
A disciplina de Educação Física ainda é tida por muitos como um momento de recreação e lazer, sem envolver uma aprendizagem propriamente dita. No entanto, as contribuições que os alunos alcançam nessas aulas são inegáveis e, quando as instituições e os profissionais da educação têm essa visão, o trabalho pedagógico só tende a ganhar. Na educação infantil, as crianças estão na idade ideal para aquisição de certos valores e princípios que as acompanharão ao longo de toda a vida. Através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, o presente trabalho consiste em compreender como o professor de Educação Física insere a discussão acerca das regras em suas aulas e, também, como tal inserção pode auxiliar o trabalho do professor polivalente que passa a maior parte do tempo com a sala. Assim, percebe-se que Aprender a respeitar regras é algo fundamental para que se possa viver em sociedade e exercer a cidadania. As aulas de Educação Física, com seu cunho lúdico, desde que bem orientadas, podem ser momentos ideais para compreensão acerca de regras e limites. Para tal, os professores devem delimitar seus objetivos e estimular tais comportamentos em seus alunos.
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