CONCEITOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.14537Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Educação para o trabalho, Educação Profissional Técnica e Tecnológica., Língua PortuguesaResumo
O tema abordado no texto é a educação para o trabalho e suas nuanças com a educação profissional, técnica e tecnológica no Brasil. Num estilo ensaístico, o escrito parte do significado do trabalho na vida humana e situa a educação como uma atitude ou prática que surge das conquistas do trabalho. Finalidade principal é explorar diferenças e conexões entre educação para o trabalho e educação profissional, técnica e tecnológica. No percurso são feitas referências à história da educação para o trabalho no Brasil, assim como da educação profissional. A sequência do texto contempla diálogos com pensadores clássicos como Marx, Engels e Marcuse e também tece nexos entre ideias de autores brasileiros que atuaram na educação profissional ao longo do século XX ou de autores cujas elaborações enfatizavam a importância da inserção das atividades manuais dentro da escola brasileira, de modo a torná-la mais interessante, viva e envolvente.
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