A APRENDIZAGEM POLÍTICA NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

Palavras-chave:

Movimento de Economia Solidária, Empreendimentos Econômicos Solidários, Aprendizagem Política, Práticas Socioeducativas

Resumo

O processo educativo na economia solidária é capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos. O objetivo deste estudo foi analisar o itinerário educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários na cidade de João Pessoa, PB, Brasil e suas contribuições para uma aprendizagem política. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, destacando a aprendizagem política. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso. Em suma, isso nos permite concluir que o processo educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários colabora para a perspectiva da aprendizagem política, contribuindo na formação humana para a emancipação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson André Régis Oliveira, IFPB

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente. está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua
junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e
Tecnológica.

Tatiana Losano de Abreu, IFPB

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) - Bolsista Capes. Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Mestre em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (ProfEPT/IFPB), Professora de Economia no Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus Guarabira), Membro do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES/IFPB).

Referências

Abreu, T. L. de, & André Régis Oliveira, A. . (2023). EDUCAÇÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15202 Freire, P. (1979). Educação e Mudança (14° ed.). Paz e Terra.

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas.

Gohn, M. G. (2007). Teoria dos movimentos sociais. Loyola.

Gohn, M. G. (2010). Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez.

Gohn, M. G. (2011). Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. Cortez.

Gramsci, A. (1982). Os Intelectuais e a Organização da Cultura. (4° ed.). Civilização Brasileira.

LIMA, M. C. (1997). A engenharia da produção acadêmica. Unidas.

Marconi, M. de A. & Lakatos, E. M. (2005). Fundamentos de metodologia científica. (6° ed). Atlas.

Minayo, M. C. S. (2008). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. (11° ed.). HUCITEC.

Morgan, D. L. (1996). Focus groups as qualitative research. SAGE Publications.

Oliveira, A. A. R. de (2005). Gestão por Competências: a pessoa certa no lugar certo. (Trabalho de Conclusão de Curso em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa).

Pêcheux, M. (1993). Análise automática do discurso (AAD-69). In: Gadet, F; Hak, T (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. (2°ed., pp 61-105) Ed. Unicamp.

Pêcheux, M. (2002). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (3° ed.) Pontes.

Santos, B. de S. (2002). As tensões da modernidade. Porto Alegre: 2002. http://www.susepe.rs.gov.br/upload/1325792284_As%20tens%C3%B5e s%20da%20Modernidade%20-%20Boaventura%20de%20Sousa%20Santos.pdf

Yin, R. K. (2005). Estudo de Caso: planejamento e métodos. (3° ed.) Bookman.

Publicado

01/11/2024

Como Citar

Régis Oliveira, A. A., & Abreu, T. L. de. (2024). A APRENDIZAGEM POLÍTICA NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.