A APRENDIZAGEM POLÍTICA NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413Palavras-chave:
Movimento de Economia Solidária, Empreendimentos Econômicos Solidários, Aprendizagem Política, Práticas SocioeducativasResumo
O processo educativo na economia solidária é capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos. O objetivo deste estudo foi analisar o itinerário educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários na cidade de João Pessoa, PB, Brasil e suas contribuições para uma aprendizagem política. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, destacando a aprendizagem política. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso. Em suma, isso nos permite concluir que o processo educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários colabora para a perspectiva da aprendizagem política, contribuindo na formação humana para a emancipação.
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