EL APRENDIZAJE POLÍTICO EN EL ITINERARIO EDUCATIVO DE LOS EMPRENDIMIENTOS ECONÓMICOS SOLIDARIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

Palabras clave:

Movimiento de Economía Solidaria, Emprendimientos Económicos Solidarios, Aprendizaje Político, Prácticas Socioeducativas

Resumen

El proceso educativo en la economía solidaria es capaz de crear nuevos significados y orientaciones políticas estratégicas, buscando ir más allá de la propia esfera económica, llegando a campos cada vez más amplios. El objetivo de este estudio fue analizar el itinerario educativo en los Emprendimientos Económicos Solidarios de la ciudad de João Pessoa, PB, Brasil y sus contribuciones al aprendizaje político. Metodológicamente, el trabajo consistió en un estudio de caso múltiple con enfoque cualitativo. La unidad social de análisis está compuesta por cinco EES, teniendo como objeto de estudio sus prácticas socioeducativas, destacando el aprendizaje político. Los datos fueron recolectados a través de documentos, grupos focales y entrevistas. En cuanto a las estrategias de tratamiento de los datos, se utilizó la técnica descrita de Análisis del Discurso. En síntesis, esto permite concluir que el proceso educativo en los Emprendimientos Económicos Solidarios colabora con la perspectiva del aprendizaje político, contribuyendo a la formación humana para la emancipación.

 

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Biografía del autor/a

Alysson André Régis Oliveira, IFPB

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente. está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua
junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e
Tecnológica.

Tatiana Losano de Abreu, IFPB

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) - Bolsista Capes. Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Mestre em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (ProfEPT/IFPB), Professora de Economia no Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus Guarabira), Membro do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES/IFPB).

Citas

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Publicado

01/11/2024

Cómo citar

Régis Oliveira, A. A., & Abreu, T. L. de. (2024). EL APRENDIZAJE POLÍTICO EN EL ITINERARIO EDUCATIVO DE LOS EMPRENDIMIENTOS ECONÓMICOS SOLIDARIOS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

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