A APRENDIZAGEM POLÍTICA NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

Palavras-chave:

Movimento de Economia Solidária, Empreendimentos Econômicos Solidários, Aprendizagem Política, Práticas Socioeducativas

Resumo

O processo educativo na economia solidária é capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos. O objetivo deste estudo foi analisar o itinerário educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários na cidade de João Pessoa, PB, Brasil e suas contribuições para uma aprendizagem política. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, destacando a aprendizagem política. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso. Em suma, isso nos permite concluir que o processo educativo nos Empreendimentos Econômicos Solidários colabora para a perspectiva da aprendizagem política, contribuindo na formação humana para a emancipação.

 

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Biografia do Autor

Alysson André Régis Oliveira, IFPB

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente. está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua
junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e
Tecnológica.

Tatiana Losano de Abreu, IFPB

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) - Bolsista Capes. Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Mestre em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (ProfEPT/IFPB), Professora de Economia no Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus Guarabira), Membro do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES/IFPB).

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

Régis Oliveira, A. A., & Abreu, T. L. de. (2024). A APRENDIZAGEM POLÍTICA NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17413

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