PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO

Autores

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4705

Resumo

Este trabalho está ligado ao projeto “História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)”. Dedica-se à investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos. Dessa forma, dedica-se a pesquisar as relações entre o poder instituído e aquilo que efetivamente foi experimentado pelas instituições de ensino e seus sujeitos. A pesquisa sobre as práticas não é simples, requer o trabalho com amplo e diversificado acervo documental. Assim, foram levantadas diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos ao cotidiano de escolas públicas norte-rio-grandenses. Este artigo toma por base um recorte deste projeto de pesquisa, tratando, dessa forma, das práticas escolares presentes no cotidiano dos grupos, com atenção especificamente a: passeios extraclasse, uso de materiais pedagógicos diversificados, orientações de Higiene, exercícios físicos, e, festas escolares.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História. Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

18/09/2016

Como Citar

Azevedo, C. B. (2016). PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO BRASILEIRO NO INÍCIO DO REGIME REPUBLICANO. HOLOS, 5, 127–139. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4705

Edição

Seção

ARTIGOS