PROPOSTA EDUCATIVA UTILIZANDO O JOGO RPG MAKER: ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA AMBIENTAL

Autores

  • Ticiane Vieira de Paula Souza Universidade Federal do Ceará
  • Érica Vieira de Paula Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Thiago Gomes Nepomuceno da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Daguia de Medeiros Silva Instituto Federal de Educação, Ciância e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

Palavras-chave:

Química, Ensino, jogos, ensino de química

Resumo

Este trabalho refere-se à utilização do RPG Maker (software educativo) como objeto de aprendizagem (OA) para conscientização e contextualização do ensino de Química, no âmbito do Ensino Médio. A relação entre a Educação Ambiental e o ensino de Química possibilita aos educandos observar as transformações que ocorrem no ambiente melhorando, por conseguinte, sua compreensão dos conteúdos. Visto que é o professor que tem a função de escolher a metodologia que viabilize a reflexão e uma compreensão crítica sobre a realidade em que o aluno está inserido, propõe-se que uma das formas viáveis de trabalhar a Educação Ambiental no ensino de Química é contextualizar os assuntos utilizando um OA, como o software educativo baseado no RPG Maker. Conforme foi visualizado neste trabalho, o uso do OA tornou a aula mais interessante, contextualizada e facilitou a aprendizagem do assunto relacionado à Química Ambiental.

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Biografia do Autor

Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

Referências

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Publicado

13/01/2016

Como Citar

Souza, T. V. de P., Souza, Érica V. de P., Silva, T. G. N. da, Silva, D. de M., & Ribeiro, M. E. N. P. (2016). PROPOSTA EDUCATIVA UTILIZANDO O JOGO RPG MAKER: ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA AMBIENTAL. HOLOS, 8, 98–112. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

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