O MOVIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUAS DIRETRIZES EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4706

Resumo

Quais as diretrizes educativas do Movimento de Economia Solidária? Existe um princípio educativo emancipador? A partir dessas indagações objetivamos elaborar uma discussão teórica sobre o princípio educativo que escolhemos para realizar esta reflexão sobre as bases da política pública de educação do movimento de economia solidária. Desta forma, comungamos do entendimento da formação em economia solidária como uma construção social inerente aos processos de trabalho autogestionários, como elemento fundamental para viabilizar as iniciativas econômicas, para a ampliação da cidadania ativa e do processo democrático, como um movimento cultural e ético de transformação das relações sociais e intersubjetivas como base de um novo modelo de desenvolvimento, reconhecendo a centralidade do trabalho na construção do conhecimento técnico e social, articulando o trabalho e a educação na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável e orientando ações políticas, culturais e pedagógicas autogestionárias e solidárias.

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Biografia do Autor

Alysson André Regis Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutorando em Educação e professor do IFPB.

Marlúcia Menezes Paiva, PPGED/UFRN

Doutora em Educação e professora do PPGED/UFRN

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Publicado

18/09/2016

Como Citar

Oliveira, A. A. R., & Paiva, M. M. (2016). O MOVIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUAS DIRETRIZES EDUCATIVAS. HOLOS, 5, 33–45. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4706

Edição

Seção

ARTIGOS