INCLUSION AND DIVERSITY

A LOOK AT PORTUGUESE SCHOOLS

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Diversidade, Competências Socioemocionais

Resumo

Este estudo tem o objetivo de realizar uma análise das competências socioemocionais de alunos que frequentam o 7º ano de escolaridade de escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e estudar a sua relação com as caraterísticas pessoais dos alunos (género, nacionalidade e escolaridade dos progenitores). Participaram 675 alunos de uma amostra estratificada. O número de participantes dos dois géneros era equivalente, a maioria era de nacionalidade portuguesa (89%) e a escolaridade média da mãe e do pai era de 9 anos. Os resultados indicaram uma tendência para a maioria dos jovens se percecionar positivamente, principalmente na Autoestima, considerando-se menos competentes na Participação nas Aulas e na Responsabilidade. Observaram-se diferenças consoante as caraterísticas pessoais dos alunos: as raparigas consideraram-se mais competentes do que os rapazes, bem como os estudantes portugueses, quando comparados com alunos estrangeiros. A escolaridade da mãe e do pai revelou-se diretamente proporcional às competências socioemocionais dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Vilarinho, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Psicóloga educacional. Doutorada em Educação.

Carolina Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Associada. Grupo de Investigação: Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. Áreas de Interesse: Psicologia do desenvolvimento e Psicologia da aprendizagem. Formação de professores. Identidade e Aprendizagem. Aprendizagem da Estatística, Relações Escola- Família. Educação para a cidadania.

Referências

Coelho, V., Sousa, V., Raimundo, R., Figueira, A. (2015). The impact of a Portuguese middle school social-emotional learning program. Health Promotion International, 32(2), 292-300. https://doi.org.10.1093/heapro/dav064

Costa, E. & Almeida, M. M. (Coord) (2022). 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Direção-Geral da Educação (2020). Relatório Anual TEIP 2019-2020. Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/relatorio_teip_2019_2020.pdf

Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (2011). Relatório TEIP 2009/2010. DGIDC/Ministério da Educação. Consultado a 16 de outubro de 2021. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/rel_teip_2009_10_publicado.pdf

Durlak, J., Weissberg, R., Dymnicki, A., Taylor, R., & Schellinger, K. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, 82(1), 405-432. https://doi.org.10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x

Erikson, E. H. (1976). Identidade, juventude e crise (2ª ed.). Zahar.

Jagers, R., Rivas-Drake, D., & Williams, B. (2019). Transformative social and emotional Learning (SEL): Toward SEL in the service of equity and excellence. Educational Psychologist, 54(3), 162–184. https://doi.org/10.1080/00461520.2019.1623032

Muuss, R. E. (1996). Theories of adolescence (6th ed.). McGraw-Hill.

Organisation for Economic Co-operation and Development (2021). Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills. Organisation for Economic Co-operation and Development. https://doi.org/10.1787/92a11084-en

Santana Vega, L. E. (2015). Orientación educativa e intervención psicopedagógica: Cambian los tiempos, cambian las responsabilidades profesionales. Pirâmide.

Santos, S. (Coord.) (2022). Diversidade e educação inclusiva: Instrumentos validados. (Coleção Forças de Mudança em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. [ebook] https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/54616/1/FME_SSantos_DiversidadeEEduInclusiva_EBOOK.pdf

Tuckman, B. (2012). Manual de investigação em educação. Fundação Calouste Gulbenkian. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1818631

Vilarinho, S. & Carvalho, C. (2019). A intervenção do psicólogo escolar em contextos de risco. In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (pp. 59-72). Edições ISPA. http://hdl.handle.net/10400.12/6998

World Health Organization & United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2021). Making every school a health-promoting school: global standards and indicators for health-promoting schools and systems. World Health Organization and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://www.who.int/publications/i/item/9789240025059

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394

Legislação referenciada por ordem cronológica da sua publicação

Despacho n.º 147-B/ME/96, de 1 de agosto. Normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de primeira geração. Diário da República, 2.ª série – N.º 177. https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/147-b-1996-1863460

Decreto-Lei n.º 54/2018. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 6 julho 2018, 2918-2928. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961

Resolução do Conselhos de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho - aprova o Plano 21|23 Escola+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens. https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/171-teip-fase-4

Publicado

01/04/2023

Como Citar

Vilarinho, S., & Carvalho, C. (2023). INCLUSION AND DIVERSITY: A LOOK AT PORTUGUESE SCHOOLS. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15174

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.