INCLUSION AND DIVERSITY
A LOOK AT PORTUGUESE SCHOOLS
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Diversidade, Competências SocioemocionaisResumo
Este estudo tem o objetivo de realizar uma análise das competências socioemocionais de alunos que frequentam o 7º ano de escolaridade de escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e estudar a sua relação com as caraterísticas pessoais dos alunos (género, nacionalidade e escolaridade dos progenitores). Participaram 675 alunos de uma amostra estratificada. O número de participantes dos dois géneros era equivalente, a maioria era de nacionalidade portuguesa (89%) e a escolaridade média da mãe e do pai era de 9 anos. Os resultados indicaram uma tendência para a maioria dos jovens se percecionar positivamente, principalmente na Autoestima, considerando-se menos competentes na Participação nas Aulas e na Responsabilidade. Observaram-se diferenças consoante as caraterísticas pessoais dos alunos: as raparigas consideraram-se mais competentes do que os rapazes, bem como os estudantes portugueses, quando comparados com alunos estrangeiros. A escolaridade da mãe e do pai revelou-se diretamente proporcional às competências socioemocionais dos alunos.
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