INCLUSION AND DIVERSITY

A LOOK AT PORTUGUESE SCHOOLS

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Diversidade, Competências Socioemocionais

Resumo

Este estudo tem o objetivo de realizar uma análise das competências socioemocionais de alunos que frequentam o 7º ano de escolaridade de escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e estudar a sua relação com as caraterísticas pessoais dos alunos (género, nacionalidade e escolaridade dos progenitores). Participaram 675 alunos de uma amostra estratificada. O número de participantes dos dois géneros era equivalente, a maioria era de nacionalidade portuguesa (89%) e a escolaridade média da mãe e do pai era de 9 anos. Os resultados indicaram uma tendência para a maioria dos jovens se percecionar positivamente, principalmente na Autoestima, considerando-se menos competentes na Participação nas Aulas e na Responsabilidade. Observaram-se diferenças consoante as caraterísticas pessoais dos alunos: as raparigas consideraram-se mais competentes do que os rapazes, bem como os estudantes portugueses, quando comparados com alunos estrangeiros. A escolaridade da mãe e do pai revelou-se diretamente proporcional às competências socioemocionais dos alunos.

 

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Biografia do Autor

Susana Vilarinho, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Psicóloga educacional. Doutorada em Educação.

Carolina Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Associada. Grupo de Investigação: Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. Áreas de Interesse: Psicologia do desenvolvimento e Psicologia da aprendizagem. Formação de professores. Identidade e Aprendizagem. Aprendizagem da Estatística, Relações Escola- Família. Educação para a cidadania.

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Publicado

01/04/2023

Como Citar

Vilarinho, S., & Carvalho, C. (2023). INCLUSION AND DIVERSITY: A LOOK AT PORTUGUESE SCHOOLS. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15174

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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