ELEMENTUM - LÚDICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Iraciana Antônia de Morais Pinheiro IFRN
  • Ádsson Diôgo Martins de Souza IFRN
  • Edson Fernandes Moreira Escola Estadual prof. Antônio Dantas
  • Luciana Medeiros Bertini IFRN
  • Paulo Roberto Nunes Fernandes IFRN
  • Leonardo Alcântara Alves IFRN/Câmpus Apodi

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3647

Palavras-chave:

Elementum, tabela periódica, lúdico, jogos, Ensino de Química

Resumo

No presente estudo buscou-se incentivar o uso de jogos lúdicos para o ensino de química, bem como, introduzir na educação o jogo Elementum como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem sobre a tabela periódica. Por meio dos questionários aplicados após o jogo, teve-se um diagnóstico comprovando que o uso de jogos lúdicos, em especial o Elementum, foi um grande incentivo para a aprendizagem dos alunos. Notando-se então, uma aprendizagem de forma satisfatória e mais espontânea dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

GAZOLA, M. B. A. A percepção da importância do lúdico na docência de química no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2010.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jôgo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. v.2 nº1, p.120 – 140, 2005.

NASCIMENTO, T. L.; RICARTE, M. C. C.; RIBEIRO S. M. S. Repensando o Ensino de Química Orgânica a nível médio. 47º Congresso Brasileiro de Química. Área: Ensino de Química, 2007.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

RUSSEL, L. J. V. Using games to teach chemistry- an annotated bibliography. Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p.481, 1999.

SANTANA, E.M. - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.

SOARES, M.H.F.B. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. O papel do brinquedo no desenvolvimento. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Pinheiro, I. A. de M., Souza, Ádsson D. M. de, Moreira, E. F., Bertini, L. M., Fernandes, P. R. N., & Alves, L. A. (2016). ELEMENTUM - LÚDICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE TABELA PERIÓDICA. HOLOS, 8, 80–86. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3647

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.