CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.3298

Palavras-chave:

Jogos cooperativos, metodologia, educação, inter-relação, participação voluntária

Resumo

Os jogos cooperativos adquiriram importância no campo das metodologias educativas por serem uma linguagem acessível aos jovens, propensa ao trabalho conjuntos e a resolução de problemas que seriam de difícil acesso de forma individual. Essa metodologia proporciona o uso e o aprendizado de habilidades e competências comuns de forma conjunta, valorizando o aprender com o outro, no entanto, a concepção destes jogos ainda é emblemática aos educadores já que o campo de estudos apresenta apenas ações pontuais, sobretudo, quando tratamos de metodologias para criação de jogos. Nosso objetivo, com este estudo, é o de contribuir para o campo metodológico, fornecendo uma ferramenta experimentada pelo LIJC - UFCA, na concepção de jogos cooperativos, que estrutura e inter-relaciona o processo criativo de tomada de decisão. Para tal aporte utilizamos de pesquisa bibliográfica, que permeia tanto o artigo como a metodologia de criação do jogos, bem como pesquisa exploratória e o relato de experiência da produção da CRIATIVA, metodologia educativa que se estrutura por meio dos jogos cooperativos, produto refinado pelo projeto de extensão e aplicado a participantes de diversas instituições. Este trabalho resultou em uma atividade de caráter lúdico, repleta de significados e estruturada em conceitos como a educação horizontal, o aprender com o outro, o respeito mútuo e a dialógica; onde concluímos que para o sucesso de um método, o aporte conceitual e a experimentação devem estar aliadas, sem esquecer a primazia do sentido de uma educação integral do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Cariri

Professor substituto do curso de Administração Pública e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri, Graduado na Universidade Regional do Cariri em Licenciatura Plena em História. Coordenador do projeto de Extensão (PROEX 01/2015 e PROEX 07/2015) Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade regional do Cariri e Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e estágio Pós - Doutoral no Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É Professora Associado da Universidade Regional do Cariri - URCA, Professora Adjunto da Faculdade de Juazeiro do Norte e Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. É Professora Colaboradora do Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em História da Educação no Cariri Cearense, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições, história de formação de professores, o feminino e educação e saúde e educação.

 

Isaac Brigido Rodrigues dos Santos, Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e especialista em Redes de Computadores pela Faculdade Leão Sampaio, também cursando, atualmente, Automação Industrial pelo Instituto Federal do Ceará. Colaborador do projeto de Extensão (PROEX 01/2015 e PROEX 07/2015) Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos.

Jânio do Nascimento Lima, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos em Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri. Coordena o projeto de Extensão (PROEX 01/2015 e PROEX 07/2015) Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos.

Referências

ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. (2010). Brincar Cooperativo: Vivências lúdicas de jogos não competitivos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. (2011) Jogos Cooperativos: Aprendizagens, métodos e práticas. Várzea Paulista, São Paulo: Fontoura.

BOAVENTURA, de Sousa Santos. (2006) Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Editora Cortez, 4ª Edição, 2006.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. (1983). O que é participação? São Paulo, SP: Editora Brasiliense.

BROTTO, Fábio Otuzi. (2013) Jogos Cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de convivência. São Paulo, SP: Palas Athenas, 4ª Edição.

CAILOIS, Roger. (1990). Os jogos e os homens. Lisboa – Portugal: Editora Cotovia.

FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 24ª Edição.

_____________. (1987) Pedagogia do oprimido São Paulo: Editora Paz e Terra, 11ª Edição.

GIL, Antonio Carlos. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo - SP: Atlas, 5ª ed.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. (2000). São Paulo - SP: Editora Perspectiva S. A.

LEFEVRE, Ana Maria; LEFEVRE, Fernando. (2012). Pesquisa de representação social: Um enfoque qualiquantitativo. Brasilia – DF: Liber Livro, 2ed.

MATURANA, Humberto. (2002). Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG.

MCGONIAL, Jane. (2012). A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro, RJ: Editora Bestseller.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (2013). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 33ed.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. (2012a). Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. São Paulo – SP: Blucher. Volume 1.

__________________________ (2012b). Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. São Paulo – SP: Blucher. Volume 2.

__________________________ (2012c). Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. São Paulo – SP: Blucher. Volume 3.

__________________________(2012d). Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. São Paulo – SP: Blucher. Volume 4.

SCHELL, Jesse. (2011). A arte de game design: O livro original. Rio de Janeiro – RJ: Elsevier.

SCHUYTEMA, Paul. (2011). Design de Games: Uma abordagem prática. São Paulo – SP: Cengage Learning.

SEVERINO, Joaquim. (2007). Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo – SP: Editora Cortez, 23ed.

Downloads

Publicado

11/06/2018

Como Citar

Antunes, J., de Queiroz, Z. F., Rodrigues dos Santos, I. B., & Lima, J. do N. (2018). CICLO CRIATIVO DE JOGOS COLABORATIVOS: UM MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS. HOLOS, 2, 424–437. https://doi.org/10.15628/holos.2018.3298

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.