PERCEPCÕES DOS ALUNOS SOBRE A AFETIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA TÉCNICA

Autores

  • Beatriz Alves Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.979

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que procurou investigar como os alunos de uma escola técnica percebiam a afetividade em suas aulas de inglês, por meio da análise de marcas linguísticas que expressavam tais representações, com o auxílio da Linguística Sistêmico Funcional para análise e interpretação dos dados. Utilizamos a metafunção ideacional de Halliday (1994), que observa a escolha dos operadores verbais para idealizar tais representações, realizada pelo sistema de transitividade para ilustrar como as orações são construídas; e a metafunção interpessoal, que trata das relações entre professor e aluno. O Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) foi utilizado para analisar as escolhas relacionadas às atitudes de julgamento e afeto feitas pelos alunos. As escolhas lexicais nas narrativas dos alunos sugerem que a afetividade é percebida como elemento integrante das aulas de inglês dessa escola, observada na disponibilidade do professor em ajudar os alunos, na interação entre eles, mas ainda há posturas autoritárias do professor na sala de aula.

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Publicado

17/09/2014

Como Citar

Paulo, B. A. (2014). PERCEPCÕES DOS ALUNOS SOBRE A AFETIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA TÉCNICA. HOLOS, 4, 512–520. https://doi.org/10.15628/holos.2014.979

Edição

Seção

ARTIGOS