EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL: FILIAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DO DISCURSO DO REUNI

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DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9817

Mots-clés :

Expansão universitária, Reuni, Otimização, Análise do Discurso.

Résumé

O artigo analisa as filiações sócio-históricas do discurso de otimização dos recursos físicos e humanos das universidades federais proposto pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Assim, a investigação busca identificar as condições de produção que sustentam esse discurso de otimização, tendo em vista que nele se escancara a ideia de que há recursos subutilizados, mal aproveitados ou desperdiçados em instituições que há tempos denunciam publicamente o sucateamento governamental e clamam por socorro. Para tal, à luz da Análise do Discurso filiada a Michel Pêcheux, em articulação com o materialismo histórico-dialético, foram analisadas as condições de produção que sustentam esse dizer. Ao longo do texto, demonstrou-se que, além de estar alinhado com as exigências do Capital de elevação precarizada do nível de escolaridade no Brasil, o discurso do Reuni também atualiza uma memória discursiva da reforma universitária de 1968. Assim, conclui-se afirmando que o Reuni caracteriza-se como o velho travestido de novo, na medida em que seu discurso de otimização é uma atualização discursiva da ideia de racionalização dos recursos materiais e humanos proposta pela reforma universitária da Ditadura Militar brasileira.

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Lavoisier Almeida Dos Santos, Escola Estadual Deputado Rubens Canuto/Professor

Graduado em Letras e Filosofia, Mestre em Educação (PPGE-UFAL) e Doutor em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL). Atualmente é professor de Língua Portuguesa da rede estadual de Sergipe e de Alagoas (SEE SE - AL) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Ontologia - Gedon (PPGLL-Ufal).

Valci Melo, EMEIF Imaculada Conceição/Professor

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (2011) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2017). É Mestre (2016) e Doutor (2020) em Educação pela Ufal, professor de ensino fundamental na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano, e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais - Xingó (ICS-UFAL) e do Grupo de Estudo Políticas Públicas: História e Discurso - GEPPHED (Cedu-Ufal).

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Publiée

30/09/2021

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Dos Santos, L. A., & Melo, V. (2021). EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL: FILIAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DO DISCURSO DO REUNI. HOLOS, 5, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9817

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