POLÍTICAS DE EXPANSÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DO REUNI: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.2152Resumo
O presente artigo objetiva investigar as estratégias de expansão para o ensino superior considerando as instituições públicas de ensino, tomando como referência de análise a expansão ocorrida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de dados estatísticos sobre a expansão do ensino superior na UFRN, no período pós REUNI. A pesquisa nos permite inferir que a implantação do REUNI na UFRN trouxe várias modificações na forma de gerenciar os serviços na instituição, tendo em vista a adoção de um modelo de gestão gerencial, ressaltando a adesão ao contrato de gestão. Os dados apresentados demonstram que as metas pactuadas foram atendidas quase que na sua totalidade e algumas até ultrapassadas. A expansão da UFRN é patente, bem como a melhoria das condições físicas e estruturais da instituição. Entretanto, em relação à qualidade, não se pode afirmar que essa vem avançando, uma vez que houve um aumento substancial da relação professor-aluno, o que ratifica que essa expansão também se concretiza via racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes.Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: las lecciones derivadas de la experiência, Washington, DC, 1995.
______. Conhecimento e inovação para a competitividade. Tradução: Confederação Nacional da Indústria. Brasília: CNI, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 jun. 2013.
______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 17 junho 2013.
______. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007a. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, 2007a. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 18 junho 2013.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Gerais do Decreto 6.096 - REUNI - Reestruturação e Expansão da Universidades Federais, Disponível em: , 2007b. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.
BRESSER PEREIRA. Luiz Carlos. Reforma do estado para a cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Ed. 34; Brasília: ENAP, 1998.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Agenda neoliberal e a política para o ensino superior nos anos 90. Diálogo Educação, Curitiba, v.7, maio/ago. 2007. p. 83-101.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Accoutability e empoderamento: estratégias gerenciais na escola, 2001. Disponível em: Acessado em 25 fev. 2014.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira. A reforma da educação superior no Brasil nos anos 90: diretrizes, bases e ações. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 136.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; MENDES, Odete da Cruz. REUNI: o contrato de gestão na reforma da educação superior pública. In: CABRAL NETO, Antônio; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NASCIMENTO, Ilma Vieira. Políticas da educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2009. p. 271.
CISLAGHI, Juliana Fiuza. Precarização e superexploração do trabalho docente: a expansão das matrículas e o aumento da relação professor/aluno. Universidade e Sociedade, Brasília, v. XX, n. 47, p. 165-174, fevereiro 2011.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Contratos de gestão. Contratualização do controle administrativo sobre a administração indireta e sobre as organizações sociais. Revista da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 45/46, jan./dez., 1996. Disponível em:<http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista2/artigo9.htm>. Acesso em: 10 jul. 2013.
HADDAD, Sérgio. Separação entre as perspectivas econômica e social impõe limites ao desenvolvimento latino-americano. In: KRAWCZYK, N. R.; WANDERLEY, L. E. América Latina: Estado e reformas numa perspectiva comparada. São Paulo: Cortez, 2003.
JEZINE, Edineide. As políticas de gestão da extensão universitária: privatização e mercantilização no ensino superior. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA JR., João dos Reis. Educação superior no Brasil e diversidade regional. Belém: EDUFPA, 2008.
LIMA, Kátia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
______. REUNI e Banco de Professor Equivalente: novas ofensivas da contra-reforma da educação superior brasileira no governo Lula da Silva. Universidade e Sociedade, Brasília, v. XVII, n. 41, p. 69-77, janeiro 2008.
MINTO, Lalo Watanabe. As reformas do ensino superior no Brasil: o público e o privado em questão. Campinas: Autores Associados , 2006.
PEREIRA, Raphael Lacerda de Alencar. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI): repercussões na expansão da UFRN. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação: Natal: no prelo, 2012.
RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Gestão universitária: reflexões sobre o mercado como centralidade do processo educacional, 2010. Disponivel em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/77.pdf>. Acesso em: 16 set. 2013.
______. A gestão gerencialista na universidade pública brasileira: o mercado como centralidade do processo educacional. In: CABRAL NETO, A.; NASCIMENTO, I. V. D.; CHAVES, V. J. Política de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas. São Paulo: Xamã, 2011.
SAVIANI, Demerval. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial – p. 1231-1255, outubro, 2007.
SGUISSARDI, Valdemar.Universidade brasileira no século XXI. São Paulo: Cortez, 2009.
TONEGUTTI, Cláudio Antônio; MARTINEZ, Milena. O REUNI e a precarização nas IFES. Universidade e Sociedade, Brasília, v. XVII, n. 41, p. 51-67, janeiro 2008.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris, 1998. Disponível em: <http://www.nepp-dh.ufrj.br/onu12-2.html>. Acesso em: 25 out. 2013.
______. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: As Novas dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris, 2009. Disponível em:<http://www.feevale.br/Comum/midias/646f3952-c261-4e13-9aae-83c2b99e5c7c/Vers%C3%A3o%20em%20Portugu%C3%AAs.pdf>. Acesso em: 10 out. 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta de Reestruturação e expansão (REUNI). UFRN: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.reuni.ufrn.br/categorias/index>. Acesso em: 20 jun. 2013.
______. Projeto de Reestruturação e Expansão (REUNI-UFRN): Relatório 2008-2012. UFRN: Natal, 2013, p. 156.