MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12092

Palavras-chave:

GeoGebra, Função quadrática, Matemática, Arte

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma atividade envolvendo a Matemática e a Arte, caracterizada pela re(produção) de obras de arte com o uso do software GeoGebra, com a aplicação dos conceitos da função quadrática e de sua representação gráfica. A utilização do GeoGebra mostrou-se com potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, quer seja por tornar o processo mais dinâmico, interativo e participativo, quer seja por tornar alguns dos conceitos e resultados matemáticos possíveis de serem testados e experimentados na sala de aula. Esperamos que a atividade possa contribuir com os professores de Matemática no sentido de oferecer possibilidades de intervenção em suas salas de aula e com as discussões a respeito do ensino da Matemática numa perspectiva tanto interdisciplinar, por meio da relação entre Matemática e Arte, quanto intradisciplinar, quando se aborda a geometria e a álgebra em uma mesma atividade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vilani Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2013), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente, é professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ministrando disciplinas como Metodologia do Ensino de Matemática, Etnomatemática e Modelagem e desenvolvendo pesquisas na área de Educação Matemática com ênfase na Sociologia da Educação.

Gizele Justino Diniz Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande(2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente, é professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ministrando disciplinas como Funções, Estágio Supervisionado III  Laboratório de Matemática e Geometria Espacial.

Anderson Silva Bernardo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Aluno do Curso Técnico de Nível Médio em Informática na forma integrada e membro do projeto de pesquisa Matemática e Arte.

Downloads

Publicado

06/08/2021

Como Citar

Farias, J. V., Martins, G. J. D., & dos Santos, A. S. B. (2021). MATEMÁTICA, ARTE E GEOGEBRA: FAZENDO ARTE COM A FUNÇÃO QUADRÁTICA E COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. HOLOS, 4, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12092

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.