POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.8598

Palavras-chave:

Ensino médio, Currículo oficial, Disciplina de Sociologia, Revisão de literatura.

Resumo

O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.

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Biografia do Autor

Brena Kécia Andrade de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC - UERN). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor (CNPq - UERN). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas curriculares, docência, disciplina de sociologia e escola. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores e políticas curriculares. 

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Publicado

27/10/2022

Como Citar

Andrade de Oliveira, B. K., & Barbosa de Oliveira, M.-E. (2022). POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. HOLOS, 2, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2022.8598

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