POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.8598

Palavras-chave:

Ensino médio, Currículo oficial, Disciplina de Sociologia, Revisão de literatura.

Resumo

O presente trabalho busca investigar a produção de dissertações e teses relacionadas a políticas de currículo para o ensino médio que focalizem a disciplina de Sociologia, considerando sua intermitência histórica no currículo oficial, como um fato problemático. O objetivo desse estudo é conhecer os direcionamentos realizados pelas respectivas pesquisas, possibilitando, por conseguinte, refletirmos sobre a epistemologia, enquanto construção social. Ancoramos as análises dos estudos realizados em Ball (2001), Ball e Bower (1994), Mainardes (2006) e Lopes (2008). O presente arcabouço contextual se estabelece por intermédio da pesquisa de cunho qualitativo, subsidiada pela revisão de literatura. As produções acadêmicas analisadas apresentam particularidades, no que tange aos procedimentos metodológicos, aos interlocutores e às delimitações dos objetos de pesquisa. Há inclusive em alguns trabalhos um direcionamento de prescrição sobre como as instituições escolares devem proceder no processo educativo. Aliado a esse panorama, a Sociologia, enquanto componente curricular é situada numa gama de jogos de interesses em constantes disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Brena Kécia Andrade de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC - UERN). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor (CNPq - UERN). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas curriculares, docência, disciplina de sociologia e escola. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores e políticas curriculares. 

Referências

BALL, S. (2001). Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Tradução de Paraskeva;Gandin. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp 1-18, Jul/Dez.

BALL, S.J.; BOWE, R. (1992). Subjectdepartmentsandthe “implementation” of National Curriculum policy: an overview oftheissues. Journal of Curriculum Studies, London, v.24, n.2, pp.97-115.

BRASIL. Ministério da Educação. (2009). Programa ensino médio inovador – documento orientador. Brasília: MEC.

CARIDÁ, Ana Caroline Brabo. (2014). Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123334.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. (2016). A sociologia ou o vir-a-ser de uma disciplina escolar: articulações entre espaços, instituições e profissionais especializados (1996-2008). Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-153952/pt-br.php.

LOPES, Alice C. Relações macro/micro na pesquisa em currículo. (2006). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 129, pp.1-17. set./dez.

MAINARDES, Jefferson. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, pp. 47-69, jan./abr.

MELO, Maria de Fátima. (2016). Projeto professor conectado: ressignificações no contexto da prática. 132f. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/poseducdisserta%C3%A7oes2014/arquivos/3940maria_de_fatima_da_silva_melo.pdf.

NETO, Manoel Moreira de Sousa. (2014). A relação entre currículo, culturas escolares e conhecimento escolar de sociologia em três escolas do Ceará. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13204/1/2014_dis_mmsneto.pdf.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. (2014). A sociologia do ensino de sociologia: os debates acadêmicos de sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese de doutorado em educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17112014-113744/pt-br.php.

OLIVEIRA, Falconiere Leone. (2015). O currículo em movimento: o (re) desenho e a inserção do programa ensino médio inovador em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/poseducdisserta%C3%A7oes2013/arquivos/3938falconiere_leone_bezerra_de_oliveira.pdf.

RODRIGUES, Érica Renata. (2015). Qualidade em educação no ensino médio inovador: o entendimento dos professores e dos autores sob a ótica da contextualização de Sthepen Ball. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, RN, Brasil. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/poseducdisserta%C3%A7oes2013/arquivos/3938erica_renata_clemente_rodrigues.pdf.

SCARSELLI, Mayara Bezerra. (2015). A institucionalização da sociologia no ensino médio: um estudo sobre a política curricular em duas escolas públicas Estaduais de Cuiabá– MT. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_5f6700a4274d3456996b80b38018ba2.

SILVA, Maria Goretii. (2015). Pacto nacional do ensino médio: recontextualização do Ensino Médio Inovador na 12ª Diretoria Regional de Educação – Mossoró-RN. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/poseducdisserta%C3%A7oes2013/arquivos/3938maria_goretti_da_silva.pdf.

SILVESTRE, Camila Paula. (2013). Edocumunicação: perspectivas do ensino médio inovador. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/poseducdisserta%C3%A7oes2011/arquivos/3936camila_paula_silvestre.pdf.

Downloads

Publicado

27/10/2022

Como Citar

Andrade de Oliveira, B. K., & Barbosa de Oliveira, M.-E. (2022). POLÍTICA DE CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E SOCIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. HOLOS, 2, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2022.8598

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)