FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18946

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação continuada, Ensino superior. Inovação

Resumo

Este texto objetiva apreender como ocorre a formação continuada de professores na educação superior para uma prática pedagógica inovadora a partir de ações formativas realizadas pela assessoria pedagógica universitária. O estudo pautou-se em pesquisa de cunho qualitativo que contou com a participação de assessores pedagógicos inseridos numa Instituição de Ensino Superior (IES) que acompanharam o processo de formação pedagógica, pelo período de 4 anos (2021 a 2024), de professores bacharéis que atuam no ensino superior e que aqui apresenta o recorte de uma pesquisa maior. A produção dos dados se deu por meio de questionário semiestruturado aplicado diretamente aos participantes do estudo. Os resultados chamam a atenção para a importância da formação continuada de professores bacharéis do ensino superior; destacam as percepções da assessoria pedagógica acerca da formação continuada de professores bacharéis; e apontam desafios para a prática pedagógica inovadora no ensino superior

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Biografia do Autor

Daniela Oliveira Vidal da Silva, UFBA

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vice Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GEPEP/CNPq). Professora da Educação Básica em Vitória da Conquista, Bahia.

Claudio Pinto Nunes, UESB

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC). Mestre em Educação e Pesquisa, pela Université Du Québec À Chicoutimi (UQAC). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -Nível 1D.

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

Silva, D. O. V. da, & Nunes, C. P. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. HOLOS, 2(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18946

Edição

Seção

PROFESSORES PARA QUÊ, PARA QUEM E COM QUEM? PROVOCAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E A PRÁXIS

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