FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18946Palavras-chave:
Formação de professores, Formação continuada, Ensino superior. InovaçãoResumo
Este texto objetiva apreender como ocorre a formação continuada de professores na educação superior para uma prática pedagógica inovadora a partir de ações formativas realizadas pela assessoria pedagógica universitária. O estudo pautou-se em pesquisa de cunho qualitativo que contou com a participação de assessores pedagógicos inseridos numa Instituição de Ensino Superior (IES) que acompanharam o processo de formação pedagógica, pelo período de 4 anos (2021 a 2024), de professores bacharéis que atuam no ensino superior e que aqui apresenta o recorte de uma pesquisa maior. A produção dos dados se deu por meio de questionário semiestruturado aplicado diretamente aos participantes do estudo. Os resultados chamam a atenção para a importância da formação continuada de professores bacharéis do ensino superior; destacam as percepções da assessoria pedagógica acerca da formação continuada de professores bacharéis; e apontam desafios para a prática pedagógica inovadora no ensino superior
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