NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2973

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Pós-Graduação, Experiência Formativa

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a formação inicial docente do professor para o exercício profissional no ensino superior por meio das narrativas (auto)biográficas das experiências formativas do Estágio de Docência da pós-graduação em educação da UERN. Tem como principal fonte teórico-metodologia os estudos de Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2006), Martins e Cavalcante (2013), Josso (2007) e Souza (2006). Constatou-se que o ato de se narrar e de rememorar o processo de aprendizagem, suscita as marcas deixadas pela formação inicial e permanente que faz parte do percurso trilhado. Essas narrativas do Estágio de Docência no ensino superior trazem consigo as reminiscências da trajetória acadêmica e o ressignificar da atividade curricular desenvolvida por meio da pós-graduação em educação. Marcando o percurso formativo por meio da construção da formação profissional para o exercício da docência no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cleonice Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Bolsista CAPES). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor.

Normândia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), integra (líder) o Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor.

Referências

BRASIL. Portaria MEC/CAPES nº- 76, de 14 de Abril de 2010. Diário Oficial da União. Nº 73, segunda-feira, 19 de abril de 2010. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf>. Acesso em 06 de Janeiro de 2015.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ >. Acesso em 04 de Janeiro de 2015.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Aprendizagem da profissão Docente. Brasília, Liber Livros, 2012.

MARTINS. Maria Márcia Melo de Castro. CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma Perspectiva de formação pedagógica. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. Disponível em: < http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt04_trabalhos_pdfs/gt04_3312_texto.pdf>. Acesso em 08 de janeiro de 2015.

NÓVOA. Antônio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. Percursos de Construção da Docência: Ressignificações da Práxis. Memorial Acadêmico. Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Tornar-se professor Universitário Hoje. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio Docência. 7º ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA. Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. EDUFRN. Natal | RN, v. 25, n. 11, jan./abr. 2006. p. 22-39. Disponível em: <http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v25n11.pdf>. Acesso em 02 de janeiro de 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na Educação Superior. In.: VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Docência no Ensino Superior. Brasília: INEP, 2006. p. 87-98. (coleção: Educação Superior em debate, v.5). Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/>. Acesso em 08 de Janeiro de 2015.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3ª Ed. –Campinas, SP: Papirus, 1994.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

ZABALZA, Miguel Arroio. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

23/06/2016

Como Citar

Soares, M. C., & Medeiros, N. de F. M. (2016). NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERN. HOLOS, 3, 186–197. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2973

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)