IMPACTO DOS METAIS PESADOS ASSOCIADOS AO ROMPIMENTO DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO NA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA: RELATOS DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.15611

Palavras-chave:

Resistência Bacteriana a Antibióticos, Antimicrobiano, Barragem, Contaminação ambiental

Resumo

Os rejeitos de mineração possuem forte presença de metais pesados em sua composição, sendo que estes elementos podem estar associados com a evolução e disseminação da resistência antimicrobiana. O objetivo deste trabalho foi analisar estudos que descrevam a relação entre bactérias recuperadas de locais impactados pelos rejeitos de mineração decorrentes do rompimento das barragens de Fundão e Mina Córrego do Feijão e o desenvolvimento de resistência antimicrobiana. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados PubMed, BVS, Science Direct e Web of Science, e os descritores “antimicrobial resistance”, “heavy metal”, “dam” e “Brazil” (inglês) e “resistência antimicrobiana”, “metal pesado”, “barragem” e “Brasil” (português). Foram selecionados seis artigos, sendo quatro referentes à barragem de Fundão e dois à Mina Córrego do Feijão. Todos os trabalhos sugeriram que a contaminação ambiental por metais pesados, decorrentes dos rejeitos de mineração liberados após o rompimento das barragens, favoreceu o aparecimento de genes de resistência a antimicrobianos, ou seja, estão relacionados com a pressão seletiva exercida pelos metais pesados. Desastres como estes abrem questionamentos acerca da interface da resistência antimicrobiana em ambientes que têm metais pesados como contaminantes, cujo conhecimento é de grande relevância visto que a resistência antimicrobiana se configura como um grave problema de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Luiza Freitas de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro- Oeste Dona Lindu (UFSJ/CCO). Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, desenvolvendo o projeto intitulado "Avaliação in vitro do potencial genotóxico e do efeito no perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos causado por mistura de metais pesados associada às atividades mineradoras". Durante a graduação realizou Iniciação Científica no Laboratório de Química Analítica, pesquisando sobre adsorção de agrotóxicos utilizando ferrita de cobre; no Laboratório de Parasitologia, pesquisando sobre o diagnóstico genótipo-específico da doença de Chagas por Citometria de Fluxo - Chagas Flow ATE; no Laboratório de Toxicologia, pesquisando sobre os efeitos tóxicos causados ao meio ambiente e a saúde humana pelos rejeitos de minério decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, e também sobre os efeitos genotóxicos causados à Células HepG2, por sedimentos da bacia do rio Doce após o rompimento desta mesma barragem.

Shara Sevesquim Alcantara, Universidade Federal de São João del-Rei

Atualmente cursa Farmácia na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), CCO (Campus Centro-Oeste), em Divinópolis, Minas Gerais, com previsão de término do curso em 2023. Cursou O Ensino Médio na CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) Tem experiência na área de Farmácia, com interesse em toxicologia forense, análises clínicas e diagnóstico laboratorial.

Rafael Sotero Caldeira, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu (2019-?), diretor executivo da Liga Acadêmica de Microbiologia (LAMIC), experiência em mecânica industrial.

Anderson Kelvin Saraiva Macêdo, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2020). Atualmente doutorando em Biotecnologia pela Universidade Federal de São João del-Rei com período sanduíche (PDSE/Capes) na University of Calgary, Canadá. Tem experiência na área de Biotecnologia, Histologia e Ecologia, com ênfase em ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomarcadores de poluição ambiental e impactos causados por microplásticos e metais pesados.

Hélio Batista dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

O professor Hélio Batista dos Santos é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestre e Doutor em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado I, área de Histologia e de Embriologia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas no campus Centro-Oeste (CCO) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) localizado na cidade de Divinópolis, MG. Possui experiência com Biologia de Peixes Teleósteos com ênfase em Biologia Celular e em Histologia. As produções científicas desenvolvidas são na área de Ecotoxicologia e de Toxicologia Animal com o objetivo de identificar novos Biomarcadores de Impacto Ambiental e avaliar a Histopatologia de órgãos chaves do metabolismo em peixes teleósteos de água doce após a exposição a diferentes xenobiótiocos. Atualmente, o laboratório vem desenvolvendo linhas diversas de pesquisa financiadas pela FAPEMIG e pelo CNPq tais como Avaliação reprodutiva de peixes como biomarcadora de impacto ambiental, Estudos de recuperação tecidual de peixes mantidos em cativeiro, Nanotoxicologia e Poluentes Emergentes.

Magna Cristina de Paiva, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e títulos de Mestre (2011) e Doutor (2015) em Ciências Biológicas: Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro-Oeste Divinópolis - MG. Desenvolve ainda pesquisas relacionadas com resistência aos antimicrobianos em bactérias Gram-negativas de origem clínica e ambiental, com foco na elucidação dos mecanismos de resistência bacteriana.

Ralph Gruppi Thomé, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Ciências Biológicas-licenciatura (2006), mestrado em Biologia Celular (2008) e doutorado em Biologia Celular (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de São João del-Rei, onde coordena o Laboratório de Microscopia e sub-coordena o Laboratório de Processamento de Tecidos. É Coordenador do Programa de Pós graduação em Biotecnologia da UFSJ. Tem experiência na área de Biologia Celular, Histologia e Embriologia. Desenvolve pesquisas envolvendo peixes de água doce, com ênfase em biologia reprodutiva, toxicologia e meio ambiente. 

Farah Maria Drumond Chequer, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL em 2006. Em 2008, concluiu o mestrado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Em julho de 2011, concluiu o doutorado em Ciências, na área de concentração: Toxicologia pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), sendo que parte do doutorado foi realizado na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) na Espanha, durante o período do dia 10 de abril até o dia 17 de setembro de 2010, sob a orientação do Prof. Dr. Ricard Marcos. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Toxicologia forense e análise de drogas ilícitas; possui uma parceria com a Polícia Civil de Divinópolis e Betim, Minas Gerais, onde desenvolve trabalhos de iniciação científica e mestrado. Adicionalmente, tem experiência em Toxicologia Ambiental, Mutagênese e Nutrigenômica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da atividade mutagênica e genotóxica de corantes e de seus produtos de biotransformação; oxidação e redução química de compostos; ensaios de mutagenicidade: Teste de Micronúcleos; Ensaio Salmonella/microsoma e Ensaio de Mutação Gênica em Células de Linfoma de Camundongos (Mouse Lymphoma Assay). Concluiu o pós-doutorado, com bolsa FAPESP, no período de agosto de 2011 a janeiro de 2013, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Foi professora, cursos de Farmácia e Biomedicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de 2013 a 2017. Foi Professora Titular na Fundação Universidade de Itaúna (UIT), cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem no período de fevereiro de 2013 a abril de 2018. Atualmente, é Professora Adjunto III, dedicação exclusiva, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), lecionando nos cursos de Farmácia, Bioquímica e Medicina. Exerce cargo de vice coordenadora do Curso de Farmácia e é credenciada ao Programa de Pós-graduação de Ciências Farmacêuticas da UFSJ/CCO.

Referências

Alawi, M., Torrijos, V. & Walsh, F. (2022). Plasmid-mediated antimicrobial resistance in drinking water. Environmental Advances, 8, e100191. https://doi.org/10.1016/j.envadv.2022.100191.

Almeida, V.O., Pereira, T.C.B., Teodoro, L.S., Escobar, M., Ordovás, C.J., Santos, K.B., et al. (2021). On the effects of iron ore tailings micro/nanoparticles in embryonic and larval zebrafish (Danio rerio). Science of the Total Environment, 10 (759), e143456. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.143456.

Baker-Austin, C., Wright, M.S., Stepanauskas, R., McArthur, J V. (2006). Co-selection of antibiotic and metal resistance. Trends in Microbiology, 14 (4), 176-182. https://doi.org/10.1016/j.tim.2006.02.006.

Barbosa, L.G.M. & Amaral, D.R.B. (2022). Segurança de barragens: estudo de caso de rompimentos de estruturas de rejeitos em Minas Gerais. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias, 34(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.6419736.

Bednorz, C., Oelgeschlager, K., Kinnemann, B., Hartmann, S., Neumann, K., Pieper, R., et al. (2013). The broader context of antibiotic resistance: Zinc feed supplementation of piglets increases the proportion of multi-resistant Escherichia coli in vivo. International Journal of Medical Microbiology, 303(6-7), 396-403. https://doi.org/10.1016/j.ijmm.2013.06.004.

Chattopadhyay, M.K. & Grossart, H.P. (2011). Antibiotic and heavy metal resistance of bacterial isolates obtained from some lakes in northern Germany. NSHM Journal of Pharmacy and Healthcare Management, 2, 44-45.

Chen, J., Li, J., Zhang, H., Shi, W., Liu,Y., Liu, Y. (2019). Bacterial Heavy-Metal and Antibiotic Resistance Genes in a Copper Tailing Dam Area in Northern China. Frontiers in Microbiology, 10. https://doi.org/10.3389/fmicb.2019.01916.

Cionek, V.M., Alves, G.H.Z., Tófoli, R.M., Rodrigues-Filho, J.L., Dias, R.M. (2019). Brazil in the mud again: lessons not learned from Mariana dam collapse. Biodiversity and Conservation, 28, 1935-1938. https://doi.org/10.1007/s10531-019-01762-3.

Edet, U.O., Bassey, I.U. & Joseph, A.P. Heavy metal co-resistance with antibiotics amongst bacteria isolates from an open dumpsite soil. (2023). Heliyon, 9, e13457. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e13457.

Enciso-Martínez, Y., González-Aguilar, G.A., Martínez-Téllez, M.A., González-Pérez, C., Valencia-Rivera, D.E., Barrios-Villa, E., et al. (2022). Relevance of tracking the diversity of Escherichia coli pathotypes to reinforce food safety. International Journal of Food Microbiology, 374, 109736. https://doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2022.109736.

Furlan, J.P.R., Santos, L.D.R., Moretto, J.A.S., Ramos, M.S., Gallo, I.F.L., Alves, G.A.D., et al. (2020). Occurrence and abundance of clinically relevant antimicrobial resistance genes in environmental samples after the Brumadinho dam disaster, Brazil. Science of the Total Environment, 15 (726), e138100. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138100.

Gaeta, N.C., Bean, E., Miles, A.M., Carvalho, D.U.O.G., Alemán, M.A.R., Carvalho, J.S., et al. (2020). A cross-sectional study os dairy cattle matagenomes reveals increased antimicrobial resistance in animals farmed in a heavy metal contaminated environment. Frontiers in Microbiology, 11 (590325), 1-15. https://doi.org/10.3389/fmicb.2020.590325.

Gaeta, N.C., Carvalho, D.U., Fontana, H., Sano, E., Moura, Q., Fuga, B., et al. (2022). Genomic features of a multidrug-resistant and mercury-tolerant environmental Escherichia coli recovered after a mining dam disaster in South America. Science of the Total Environment, 1 (823), e153590. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.153590.

Guo, Y., Sun, Y., Li, Z., Feng, S., Yang, R., Qu, L. (2022). Detection, detoxification, and removal of multiply heavy metal ions using a recyclable probe enabled by click and declick chemistry. Journal of Hazardous Materials, 423 (part B), e127242. https://doi.org/10.1016/j.jhazmat.2021.127242.

Gwimbi, P., Kotelo, T. & Selimo, M.J. (2020). Heavy metal concentrations in sediments and Cyprinus carpio from Maqalika Reservoir –Maseru, Lesotho: An analysis of potential health risks to Fish consumers. Toxicology Reports, 7, 475-479. https://doi.org/10.1016/j.toxrep.2020.03.005.

Hahn, A.B.B., Bahlis, M., Basso, A.P., Van der Sand, S.T. (2015). Avaliação do perfil de resistência a antimicrobianos e metais pesados em micro-organismos isolados do Rio dos Sinos, RS, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, 13 (3), 155-164.

Husejnovic, M. S., Bergant, M., Jankovic, S., Zizek, S., Smajlovi, A., Softic, A., et al. (2018). Assessment of Pb, Cd and Hg soil contamination and its potential to cause cytotoxic and genotoxic effects in human cell lines (Caco-2 and HaCaT). Environmental Geochemistry and Health, 40 (4), 1557-1572. https://doi.org/10.1007/s10653-018-0071-6.

IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. (2015). Laudo Técnico Preliminar: Impactos ambientais decorrentes do desastre envolvendo o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. http://www.ibama.gov.br/phocadownload/barragemdefundao/laudos/laudo_tecnico_preliminar_Ibama.pdf.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. (2016). Gestão e manejo de rejeitos de mineração. 1. ed. https://ibram.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Gestao-e-Manejo-de-Rejeitos-da-Mineracao-2016.pdf.

IGAM. Instituto Mineiro de Gestão das Águas. (2015). Monitoramento da qualidade das águas superficiais do Rio Doce no Estado de Minas Gerais. http://www.igam.mg.gov.br/images/stories/2015_ARQUIVOS/QUALIDADE_RIO_DOCE/Relatorio_Qualidade_17novCompleto.pdf.

IGAM. Instituto Mineiro de Gestão das Águas. (2019). Informativo Nº 2: Informativo semanal da avaliação dos sedimentos do rio Paraopeba nos locais monitorados ao longo do Rio Paraopeba, após o desastre na barragem B1 no complexo da Mina Córrego Feijão da Mineradora Vale/SA no município de Brumadinho – Minas Gerais. http://www.meioambiente.mg.gov.br/images/stories/2019/DESASTRE_BARRAGEM_B1/avaliacao_sedimentos/Informativo_2_IGAM_SEDIMENTOS.pdf.

Lacaz, F.A.C., Porto, M.F.S. & Pinheiro, T.M.M. (2017) Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 42. https://doi.org/10.1590/2317-6369000016016.

Lima, A.E.S., Falcão, B.A., Granjeiro, M.F., Damasceno, C.K.C.S., Oliveira, A.D.S., Magalhães, J.M. (2003). Atuação do enfermeiro na consulta de puericultura: uma revisão integrativa. Rev Enferm Atual In Derme, 97 (1), e023006. https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1404.

Lin, Y., Zhao, W., Shi, Z.D., Gu, H.R., Zhang, X.T., Ji, X., et al. (2017). Accumulation of antibiotics and heavy metals in meat duck deep litter and their role in persistence of antibiotic-resistant Escherichia coli in different flocks on one duck farm. Poultry Science, 96 (4), 997-1006. https://doi.org/10.3382/ps/pew368.

Macêdo, A.K.S., Dos Santos, K.P.E., Brighenti, L.S., Windmöller, C.C., Barbosa, F.A.R., Ribeiro, R.I.M.A., et al. (2020). Histological and molecular changes in gill and liver of fish (Astyanax lacustris Lütken, 1875) exposed to water from the Doce basin after the rupture of a mining tailings dam in Mariana, MG, Brazil. Sci. Total Environ., 735, e139505. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.139505.

Matyar, F., Gülnaz, O., Guzeldag, G., Mercimek, H.A., AKTURK, S., AKUT, A., et al. (2014). Antibiotic and heavy metal resistance in Gram-negative bacteria isolated from the Seyhan Dam Lake and Seyhan River in Turkey. Annals of Microbiology, 64, 1033-1044. https://doi.org/10.1007/s13213-013-0740-8.

Mendes, B.C., Pedroti, L.G., Fontes, M.P.F., Ribeiro, J.C.L., Vieira, C.M.F., Pacheco, A.A., Azevedo, A.R.G. (2019). Technical and environmental assessment of the incorporation of iron ore tailings in construction clay bricks. Construction and Building Materials, 227, e116669. https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2019.08.050.

McEwen, S.A. & Collignon, P.J. (2018). Antimicrobial Resistance: a One Health Perspective. Microbiol Spectr., 6(2). https://doi.org/10.1128/microbiolspec.ARBA-0009-2017.

Milanez, B., Saleem, H. A. & Oliveira, J.A.P.O. (2021). Mapping industrial disaster recovery: Lessons from mining dam failures in Brazil. The Extractive Indutries and Society, 8 (2). https://doi.org/10.1016/j.exis.2021.100900.

Oliveira, F.L.V., Kuno, R., Nascimento, F.P., Gouveia, N. (2021). Exposição potencial a baixas doses de cromo por via oral e mortalidade por câncer de estômago na população do interior do Estado de São Paulo, Brasil, Cad. Saúde Pública, 37 (4). https://doi.org/10.1590/0102-311X00020020.

Paes, E.C., Veloso. G.V., Silva, D.L.A., Fernandes-Filho, E.I., Fontes, M.P.F., Soares, E.M.B. (2023). Use of modeling to map potentially toxic elements and assess the risk to human health in soils affected by mining activity. Catena, 220 (Part A), e106662. https://doi.org/10.1016/j.catena.2022.106662.

Passos, F., Coelho, P. & Dias, A. (2017). (Des) territórios da mineração: planejamento territorial a partir do rompimento em Maraiana, MG. Cadernos Metrópoles. 19, 269-297. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2017-381.

Penna, I.C., Martins, T.S. & Silveira, J.V.W. (2022). Fibras Eletrofiadas Aplicadas na Remoção de Metais Pesados em Águas Residuárias da Mineração: uma Revisão Sistemática. Revista Virtual de Química (Química para o Desenvolvimento Sustentável), 14 (3). https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220088

Porsani, J.L., Jesus, F.A.N. & Stangari, M.C. (2019). GPR Survey on an Iron Mining Area after the Collapse of the Tailings Dam I at the Córrego do Feijão Mine in Brumadinho-MG, Brazil. Remote Sensing, 11 (7), 860. https://doi.org/10.3390/rs11070860.

Salam, L.B., Obayori, O.O.S,; Ilori, M.O., Amund, O.O. (2020). Effects of cadmium perturbation on the microbial community structure and heavy metal resistome of a tropical agricultural soil. Bioresources and Bioprocessing, 7 (25). https://doi.org/10.1186/s40643-020-00314-w.

Seiler, C. & Berendonk, T. (2012). Heavy metal driven co-selection of antibiotic resistance in soil and water bodies impacted by agriculture and aquaculture. Frontiers in Microbiology, 3 (399), 1-10. https://doi.org/10.3389/fmicb.2012.00399.

Serna, C. & Gonzalez-Zorn, B. (2022). Antimicrobial resistance and One Health. Rev Esp Quimioter, 3 (3),37-40. https://doi.org/10.37201/req/s03.09.2022.

Serra, C. (2018). Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil ( 1ª ed.). Record.

Stepanauskas, R., Glenn, T. C., Jagoe, C.H., Tuckfield, R. C., Lindell, A. H., King,C. C. J., et al. (2006). Co-selection for microbial resistance to metals and antibiotics in freshwater microcosms. Environmental Microbiology, 8, 1510–1514. https://doi.org/10.1111/j.1462-2920.2006.01091.x.

Suhadolnik, M.L.S., Costa, P.S., Paiva, M.C., Salim, A.C.M., Barbosa, F.A.R., Lobo, F.P., Nascimento, A.M.A. (2022). Spatiotemporal dynamics of the resistome and virulome of riverine microbiomes disturbed by a mining mud tsunami. Science of The Total Environment, 806: e150936. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.150936.

Thomas, J.C., Oladeinde, A., Kieran, T.J., Finger, J.W., Bayona-Vásquez, N.J., Cartee ,J.C., et al. (2020). Co-occurrence of antibiotic, biocide, and heavy metal resistance genes in bacteria from metal and radionuclide contaminated soils at the Savannah River Site. Microbial Biotechnology, v. 13 (4), 1179–1200. https://doi.org/10.1111/1751-7915.13578.

Thompson, C., Garcia, G., Masi, B.P., Freitas, T., Paz, P.H.C., Leal, C.V. (2023). Brumadinho dam collapse induces changes in the microbiome and the antibiotic resistance of the Paraopeba River (Minas Gerais, Brazil). Science of the Total Environment, 865, e161278. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.161278.

Vasconcelos, A.L.S., Andreote, F.D., Defalco, T., Delbaje, E., Barrientos, L., Dias, A.C.F., et al. (2022). Mucilaginibacter sp. Strain Metal(loid) and Antibiotic Resistance Isolated from Estuarine Soil Contaminated Mine Tailing from the Fundão Dam. Genes, 13( 2), 174, 2022. https://doi.org/10.3390/genes13020174.

Wales, A.D. & Davies, R.H. (2015). Co-Selection of Resistance to Antibiotics, Biocides and Heavy Metals, and Its Relevance to Foodborne Pathogens. Antibiotics (Basel), 4 (4), 567-604.Doi:10.3390/antibiotics4040567.

WHO – World Health Organization. (2021). Antimicrobial resistance. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance.

Publicado

19/04/2024

Como Citar

de Oliveira, L. L. F., Alcantara, S. S., Caldeira, R. S., Macêdo, A. K. S., dos Santos, H. B., de Paiva, M. C., … Chequer, F. M. D. (2024). IMPACTO DOS METAIS PESADOS ASSOCIADOS AO ROMPIMENTO DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO NA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA: RELATOS DO BRASIL. HOLOS, 2(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.15611

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.