FAIRS OF SCIENCE AS ENCOURAGEMENT TO THE DEVELOPMENT OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL STUDENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3902

Palavras-chave:

Ciência Jovem, FEBRACE, Meio Ambiente.

Resumo

The definition of environment, which disregard the changes resulting from historical progressive rupture of man in relation to his surroundings, is one of the conceptual errors that hinder the understanding and solution of environmental problems of the present. Such difficulties are deepened by the extreme specialization of knowledge that undermined the understanding of environmental problems, making critical analysis urgent and able to integrate different areas of knowledge. Science and technology fairs can be seen as important initiatives to this integration. Thus, this study aimed to verify the perception of students participating in Febrace (Brazilian Science and Engineering Fair) in relation to the environment and the impacts of this fair in raising awareness about that issue. This is a quali-quantitative research based on bibliographic and documentary surveys and interviews with primary and secondary students who were responsible for the projects presented in that fair. The results showed that the majority of respondents (over 74%) have a more elaborate and globalizing vision of the concept of environment. It was also found that, in general, interviewed students could observe positive influences of the fair on their environmental perception and felt more interested and motivated to understand and discuss environmental problems.

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Biografia do Autor

Mauro Silva Ruiz, Universidade Nove de Julho – UNINOVE – Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Doutor em Geografia (Planejamento em Recursos Naturais) pela Universidade do Sul de Illinois em Carbondale, EUA (1996) mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), e Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - Unesp (1981). Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS), do Mestrado (Stricto Sensu) em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) e colaborador em orientações no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É editor adjunto da Revista Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Coordena o Módulo Internacional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Mestrado GeAS. É integrante do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis desta Universidade. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas entre 1982 e 2012. Coordenou o MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) até 2014. É Fellow do Programa Lead ? Leardeship for Environment and Development (Rockefeller Foundation). Tem experiência nas áreas de Meio Ambiente, Prospecção Tecnológica, Parques Tecnológicos, Arranjos Produtivos Locais, Economia da Tecnologia e Economia Mineral. Leciona as seguintes disciplinas: International Module: Learning and Practice in International Experience; Gerenciamento de Conflitos Ambientais, Barreiras Técnicas Ambientais ao Comércio Internacional, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade, e Metodologia da Pesquisa.

Cristiano Capellani Quaresma, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Doutor em Geografia - Instituto de Geociências/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas - 2012). Obteve, em 2008, o título de Mestre em Geografia na área de concentração em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial - UNICAMP. Além disso, formou-se nas modalidades Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP nos anos de 2005 e 2006, respectivamente. Com base na abordagem sistêmica/geossistêmica e utilizando-se de técnicas de Sensoriamento Remoto, tem buscado o entendimento da dinâmica e estrutura das organizações espaciais, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: Fragilidade e degradação de terras; Geomorfologia antrópica e fluvial (impactos do uso e ocupação das terras em ambientes físicos de bacias hidrográficas); Obras de Engenharia e suas relações com a gênese, aceleração ou controle de processos erosivos em bacias hidrográficas; Mobilidade Urbana e Cidades Sustentáveis; Biogeografia; Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas. Atualmente é docente e pesquisador em tempo integral da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis - UNINOVE, e ministra disciplinas pertencentes ao corpo da Geotecnia junto ao curso de Engenharia Civil desta mesma Universidade.

Ayron Barbosa dos Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Aluno de graduação. Curso Administração.

Igor Ogashawara, Indiana University-Purdue University Indianapolis, Department of Earth Sciences

Doutorando do Curso de "Applied Earth Sciences" pela Indiana University, no Campus de Indiana University - Purdue University Indianapolis. Mestre em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Graduado no Bacharelado em Geografia com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela Universidade Estatudal Paulista ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? - Campus de Rio Claro, obtendo nesta formação o prêmio de "melhor desempenho acadêmico" pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas além do prêmio "CREA-SP Formação Profissional" dada ao melhor aluno do curso. Realiza pesquisas na área de Limnologia, Climatologia Geográfica e Sensoriamento Remoto. Possui o cargo de Representante do Brasil na Internatinal Conference of Young Scientists, ficando a sua responsabilidade a organização, seleção e acompanhamento da equipe brasileira.

Maurício Lamano Ferreira, Universidade Nove de Julho – UNINOVE – Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Biólogo com experiência na área de Ecologia Vegetal e de Ecossistemas. Foi estagiário de Aperfeiçoamento Científico (2004) no Instituto de Botânica, com participação em congressos nacionais e internacionais de botânica e ecologia. Defendeu a dissertação de Mestrado em junho de 2007 com "Distinção e Louvor" e a tese de Doutorado em agosto de 2014. Atualmente é pesquisador e professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da Universidade Nove de Julho e líder do Grupo de Pesquisas Ecológicas (GPE) desta universidade.

Tatiana Tucunduva Philippi Cortes, Universidade Nove de Julho – UNINOVE – Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentávei

PÓS-DOUTORANDA em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (2015). DOUTORA em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - Tese: Mudanças Climáticas na Cidade de São Paulo: avaliação da política pública municipal (2013). MESTRE em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). ESPECIALISTA em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da USP (2001). GRADUADA EM DIREITO pelo Centro Universitário UniFMU (2000). DOCENTE do Programa de Mestrado Acadêmico Cidades Inteligentes e Sustentáveis - CIS e do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE. Docente convidada do Centro Universitário SENAC. Autora do livro "Mudanças Climáticas: do global ao local". Consultora com experiência em Controladoria Jurídica e nas áreas preventiva e contenciosa de Direito Ambiental.

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Ruiz, M. S., Quaresma, C. C., Santos, A. B. dos, Ogashawara, I., Ferreira, M. L., & Cortes, T. T. P. (2016). FAIRS OF SCIENCE AS ENCOURAGEMENT TO THE DEVELOPMENT OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL STUDENTS. HOLOS, 4, 299–312. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3902

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ARTIGOS

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