UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO CSF
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.6180Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Internacionalização, Educação Superior, EstudantesResumo
O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa intitulado Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial. Mais especificamente, relata-se aqui uma investigação que teve por objetivo analisar como experiências de internacionalização desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) implicam o desenvolvimento humano de estudantes de graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado na região sudoeste do Paraná. Participaram do estudo 13 (81,25%) estudantes, 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, do total de 16 que participaram do CsF no Câmpus. O grupo era formado por graduandos Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Informática e Tecnologia em Alimentos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e mediante princípios de análise do conteúdo foi possível identificar as categorias Cultura e Autonomia. Língua, Visão de Mundo, Preconceito, Hábitos Alimentares, Rotina de Estudos, foram os elementos que emergiram nas entrevistas e que sustentam a categoria Cultura. Os elementos Independência, Maturidade, Responsabilidade, Autoconhecimento, Coragem e Disciplina, por sua vez, sustentam o que denominamos como a categoria Autonomia neste estudo. A partir do processo de análise, pode-se inferir que a experiência internacional, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe a cada um dos estudantes um processo de mudança, ou seja, ela proporcionou a eles implicações em seus desenvolvimentos humanos.
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