DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, sustentabilidade, redes sociais, acv social, agenda 2030.

Resumo

O objeto de pesquisa deste estudo é o PROGRAMA MULHERES RURAIS PRODUTIVAS DO ABARRACAMENTO (PMRPA), constituído por uma parceria formal entre uma instituição pública federal de educação tecnológica, o CEFET-RJ campus Valença, uma estrutura de governo local, a Prefeitura Municipal de Rio das Flores, e uma entidade privada, o SEBRAE-RJ.A pesquisa realizada por docentes e discentes, que não integram a equipe responsável pelo PMRPA, teve por objetivo responder duas questões imbricadas: que impactos sociais e econômicos foram produzidos pelo PRMRPA e, de que forma afetaram a consciência de cidadania das pessoas envolvidas. O estudo evidenciou as contribuições socioeconômicas positivas que o PRMP já promoveu, explicitou e discutiu suas concepções, práticas e metas, assim como, identificou possibilidades de modificações orientadas à Agenda 2030, o que pode favorecer seu uso por outros atores sociais, multiplicando e diversificando os benefícios alcançados como desejam seus autores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Machado Brandão Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Local e Sistemas Produtivos no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Engenheira Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e MBA Executivo em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ana Carolina Magalhães De Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (2019), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2012) e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Uniabeu (2011). Atualmente é assistente em administração no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Campus Nova Iguaçu. 

Leydervan De Souza Xavier, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Eng. Mecânica pela UERJ (1986), Mestre em Eng. Mecânica pelo IME (1990) e Doutor em Ciências dos Materiais pelo IME (1996). Prof. Associado Titular do CEFET/RJ para o qual prestou concurso público em 1993, estando vinculado ao Depto. de Disciplinas Básicas e Gerais e cooperando diretamente com os departamentos de Eng. Mecânica e de Eng. de Produção. Colabora ativamente com a gestão institucional, sendo membro titular eleito do Conselho Diretor e indicado para CPA/SINAES, entre outras. Responsável, entre 1998 e 2000 pelo Depto. de Informática, contribuiu com o planejamento, desenvolvimento, implantação e gestão de soluções de TI sistêmicas e locais. Nas Engenharias ministra as disciplinas do núcleo de desenho, notadamente, desenho e projeto de máquinas, orienta trabalhos de iniciação e de projeto de fim de curso de engenharia mecânica. Fundador (1995) e Integrante da Coordenadoria dos Laboratórios de Análise Numérica (COLAN) contribuiu direta e continuadamente com os projetos MINIBAJA-SAE e de intercâmbio Brasil-Alemanha com as Fachhochschulen de Colônia, Munique e Berlim, na área de CAD-CAE-CAM. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, atua como pesquisador e professor do Mestrado em Tecnologia desde 1998, tendo sido coordenador do curso de dezembro de 2001 a março de 2008. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Normalização da Produção, que investiga os sistemas de produção, tomando como referência os conceitos de desempenho organizacional e de desenvolvimento que contemplam a sustentabilidade econômica, ecológica e social. A abordagem é multidisciplinar e se apropria da descrição do ambiente organizacional, avaliando a tecnologia, os processos de normalização, aspectos das culturas locais e modelos de gestão em curso, através das múltiplas iniciativas presentes em setores diversos. No processo de avaliação são consideradas e integradas dimensões qualitativas e quantitativas do desempenho da organização, trabalhados através da eleição de indicadores e construção de critérios teórica e empiricamente. Colabora com a organização de várias discipliplinas sendo responsável por Modelagem de Fenômenos, Tecnologia e Análise Integrada de Ciclo de Vida e Gestão de Riscos Aplicada a Processos Industriais. Responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Modelos, em que se desenvolvem trabalhos associados ao conceito de sustentabilidade e, particularmente, avaliação de ciclo de vida, com auxílio do ambiente UMBERTO. Nesse contexto, desenvolve pesquisas e orienta dissertações vinculadas ao desenvolvimento de modelos de representação institucional a partir do mapeamento dos processos de trabalho em geral, assim como se dedica ao estudo de conceitos e ferramentas de gestão por processo orientados às instituições educacionais. Desenvolve projeto de pesquisa e material didático para EAD voltado para a especialização de docentes em Educação Tecnológica, através da MEC/CAPES/UAB. Como engenheiro mecânico e consultor tem experiência com análise de engenharia, projeto e desenho de equipamentos e estruturas.

Marta Lucia Azevedo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Ciências em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ) e Graduação em Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente e pesquisadora do CEFET-RJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de 2017 a 2019. É representante institucional na Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT) ligada à Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC). É membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É pesquisadora do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO) e da Universidade Aberta do Brasil (MEC/UAB/CAPES). Participou como docente do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) de 2007 a 2009. Foi docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ de 2004 a 2005 e da Escola de Negócios da UniverCidade de 2002 a 2007. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Telecomunicações da UCAM em 2002. Trabalhou na EMBRATEL SA de 1980 a 2004, com ênfase nas funções de Consultoria (Inteligência Competitiva), Gerência (Pesquisa de Marketing), Coordenação (Treinamento) e Planejamento/PCP (Marketing/Produção). Os principais temas de interesse abrangendo as engenharias e ciências sociais aplicadas são: educação tecnológica; educação em engenharia; cooperação tecnológica; interações universidade-empresa; sistemas de inovação e desenvolvimento; inovação, sustentabilidade e ciclo de vida; eco-inovações; sustentabilidade corporativa; gestão da tecnologia; e gestão da inovação.

Alba Regina Pereira Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Valença)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes; tecnologia e pós-colheita de frutas e hortaliças; matérias-primas vegetais (mandioca, palmito, cevada, milho, soja, cacau, café, frutas e hortaliças); e desenvolvimento de novos produtos a base de vegetais. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no curso técnico de Alimentos e de Química, na Engenharia de Alimentos, na pós-graduação em Ciência e Tecnologia e Cervejeira e no mestrado em Desenvolvimento Social e Sistemas Produtivos, no CEFET de Nova Iguaçu-RJ.

Referências

Abreu, M.C.R.A. e Rodrigues, A. R. P. (2019). DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS A BASE DE FRUTAS E HORTALIÇAS PROGRAMA MULHERES RURAIS PRODUTIVAS / RIO DAS FLÔRES-RJ : SEPEX CEFET/Valença, 2018.

Arora, N. K., & Mishra, I. (2019). United Nations Sustainable Development Goals 2030 and environmental sustainability: race against time. Environmental Sustainability, 2(4), 339–342. https://doi.org/10.1007/s42398-019-00092-y

Bonadiman, T. C. N. de Q. (2011). IMPLEMENTAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A DIFUSÃO DO PENSAMENTO SUSTENTÁVEL ENTRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Braga, M. J. da C., Gomes, L. F. A. M., & Ruediger, M. A. (2008). Mundos pequenos, produção acadêmica e grafos de colaboração: Um estudo de caso dos Enanpads. Revista de Administracao Publica, 42(1), 133–154. https://doi.org/10.1590/s0034-76122008000100007

Brink, M., Hengeveld, G. M., & Tobi, H. (2020). Interdisciplinary measurement: A systematic review of the case of sustainability. Ecological Indicators, 112(March 2018), 106145. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2020.106145

Da Mota, R. V. (2006). Caracterização física e química de geléia de amora-preta. Ciencia e Tecnologia de Alimentos, 26(3), 539–543. https://doi.org/10.1590/s0101-20612006000300009

do Amaral Filho, J. (2001). A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas, d(23), 291–307.

ELIAS, N. (2019). A sociedade dos indivíduos. Journal of Chemical Information and Modeling, 53(9), 1689–1699. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Giguère, S. (2007). Local Innovations for Growth in Central and Eastern Europe (S. Giguère (org.)). OECD. https://doi.org/10.1787/9789264038523-en

Guimarães, R. P., & Feichas, S. A. Q. (2009). Desafios na construção de indicadores de sustentabilidade. Ambiente e Sociedade, 12(2), 307–323. https://doi.org/10.1590/s1414-753x2009000200007

Handl, G., Deutsch, E., & Law, I. (2012). Historical Archives - Introductory Note - Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment (Stockholm Declaration), 1972 and the Rio Declaration on Environment and Development, 1992 - English. 1–11.

IBGE. (2018). Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

IPEA, I. de P. E. A. (2018). ODS-Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nações Unidas. (2015). Transformando Nosso Mundo : A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Declaração. 1–49. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

PANARIR-ANTUNES, R. S., G. F. M. SOUZA, S. J. KLOSOSKI, J. B. D. J. e F. L. G. F. (2016). ANÁLISE DO “PROGRAMA MULHERES MIL” NO IFPR, CAMPUS PARANAVAÍ: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE MULHERES EM BUSCA DA IGUALDADE DE GÊNERO. Holos, 1, 340–349. https://doi.org/10.15628/hol

Ramos Huarachi, D. A., Piekarski, C. M., Puglieri, F. N., & de Francisco, A. C. (2020). Past and future of Social Life Cycle Assessment: Historical evolution and research trends. Journal of Cleaner Production, 264, 121506. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.121506

Sabourin, E., Petersen, P. F., & Silveira, L. M. da. (2018). Redes de cooperação da agricultura familiar e do desenvolvimento rural local no Agreste paraibano (Brasil). Redes, 23(2), 14. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.11964

Sala, S., Farioli, F., & Zamagni, A. (2013). Progress in sustainability science: Lessons learnt from current methodologies for sustainability assessment: Part 1. International Journal of Life Cycle Assessment, 18(9), 1653–1672. https://doi.org/10.1007/s11367-012-0508-6

SCOTT, J. (2004). Social network analysis: a handbook. http://www.analytictech.com/mb119/tableof.htm

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC. (2007). Doces e geléias.

UNEP/SETAC. (2019). G lobal G uidance on E nvironmental L ife C ycle I mpact A ssessment I ndicators V olume 2.

UNEP. (2005). UNEP Strategy for Environmental Education and Training A Strategy and Action Planning for the Decade 2005 - 2014.

Vieira, S. R. F. (2008). Redes Sociais no Contexto de Mudança Organizacional.

WORLD BANK. (2019). Efeitos dos ciclos econômicos nos indicadores sociais da América Latina: quando os sonhos encontram a realidade. Relatórios Econômicos OCDE: Brasil 2018, 11–13. https://doi.org/10.1787/9789264290716-2-pt

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Santos, C. M. B., De Souza, A. C. M., Xavier, L. D. S., Ferreira, M. L. A., & Rodrigues, A. R. P. (2022). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS. HOLOS, 8. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10319

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.