NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.4002Palavras-chave:
Redes de aprendizagem, autonomia, dialogia, fórunsResumo
Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas.. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas TDIC e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que, a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.
Downloads
Referências
BARBERO, J. M. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Revista Nómadas, Bogotá (Colombia), v. Nº 5, p. sp. Acesso em agosto/2014. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105118998002, 1996.
COLL, C.; MONEREO, C. (Eds.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed. (Original publicada em 2008) , 2010.
COSTA, F. A. (Ed.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide (Portugal): Santilhana, 2012.
DIAS, P. Aprendizagem colaborativa e comunidades de inovação. In: ALMEIDA, M. E. B. D.; DIAS, P.; SILVA, B. D. D. Cenários educativos de inovação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013. p. 13-20.
DOWNES, S. Learning Networks. Ottawa: National Research Council Canada, 2012.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONZÁLEZ, F. S. La era conectiva: por el desorden natural de los artefactos y nodos. In: SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. Tradução de David Vidal, Lola Torres y Victoria A. Castrillejo Emilio Quintana. [S.l.]: Nodos ele. Disponivel em http://www.nodosele.com/editorial, 2010. p. i-xv.
GUIMARÃES, S. É. R. Avaliação do estilo motivacional do professor : adaptação e validação de um instrumento. UNICAMP. Campinas, p. 176. 2003.
HARASIM, L. et al. Redes de aprenizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. Tradução de Ibraína Dafonte Tavares. São Paulo: Senac, 2005.
LEVY, P. As Tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
LEVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2001.
MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Brasil/Secretaria de Educação Fundamental, v. 1, 1997. 126 p.
SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem. Revista Compós, v. 5, p. (sp). Acesso em agosto/2014. Disponivel em www.compos.com.br/e-compos, 2006. ISSN E-ISSN 1808-2599.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. Tradução de David Vidal, Lola Torres y Victoria A. Castrillejo Emilio Quintana. [S.l.]: Ediciones Nodos Ele. , 2010. Acesso em abril/2014. Disponivel em http://www.nodosele.com/conociendoelconocimiento/.
SILVA, B. Educação e Comunicação. Braga - Portugal: Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1998.
SILVA, B. D. Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. In: MARTINS, M. D. L.; PINTO, M. Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação 2007. Braga-PT: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 2008 b. p. 1908-1920.
SILVA, M. Formação de professores para a docência online. X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga, Portugal.: [s.n.]. 2009. p. 25-45.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: Tecnicas e procedimentos para a teoria fundamentada. Tradução de Lucianne de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface - Comunicação, saúde e educação, v. 7, n. 12, p. 138-148, 2003.