NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4002

Palavras-chave:

Redes de aprendizagem, autonomia, dialogia, fóruns

Resumo

Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens  de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas.. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas TDIC e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação  de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que, a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência da Educação; 

Professor adjunto no curso de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins.

http://lattes.cnpq.br/7354216451141231

Bento Silva, Universidade do Minho

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, doutor em Educação em Educação – Tecnologia Educativa. É Coordenador da área de especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação da UMinho, Braga – Portugal.

Referências

BARBERO, J. M. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Revista Nómadas, Bogotá (Colombia), v. Nº 5, p. sp. Acesso em agosto/2014. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105118998002, 1996.

COLL, C.; MONEREO, C. (Eds.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed. (Original publicada em 2008) , 2010.

COSTA, F. A. (Ed.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide (Portugal): Santilhana, 2012.

DIAS, P. Aprendizagem colaborativa e comunidades de inovação. In: ALMEIDA, M. E. B. D.; DIAS, P.; SILVA, B. D. D. Cenários educativos de inovação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013. p. 13-20.

DOWNES, S. Learning Networks. Ottawa: National Research Council Canada, 2012.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONZÁLEZ, F. S. La era conectiva: por el desorden natural de los artefactos y nodos. In: SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. Tradução de David Vidal, Lola Torres y Victoria A. Castrillejo Emilio Quintana. [S.l.]: Nodos ele. Disponivel em http://www.nodosele.com/editorial, 2010. p. i-xv.

GUIMARÃES, S. É. R. Avaliação do estilo motivacional do professor : adaptação e validação de um instrumento. UNICAMP. Campinas, p. 176. 2003.

HARASIM, L. et al. Redes de aprenizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. Tradução de Ibraína Dafonte Tavares. São Paulo: Senac, 2005.

LEVY, P. As Tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.

LEVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2001.

MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Brasil/Secretaria de Educação Fundamental, v. 1, 1997. 126 p.

SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem. Revista Compós, v. 5, p. (sp). Acesso em agosto/2014. Disponivel em www.compos.com.br/e-compos, 2006. ISSN E-ISSN 1808-2599.

SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. Tradução de David Vidal, Lola Torres y Victoria A. Castrillejo Emilio Quintana. [S.l.]: Ediciones Nodos Ele. , 2010. Acesso em abril/2014. Disponivel em http://www.nodosele.com/conociendoelconocimiento/.

SILVA, B. Educação e Comunicação. Braga - Portugal: Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1998.

SILVA, B. D. Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. In: MARTINS, M. D. L.; PINTO, M. Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação 2007. Braga-PT: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 2008 b. p. 1908-1920.

SILVA, M. Formação de professores para a docência online. X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga, Portugal.: [s.n.]. 2009. p. 25-45.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: Tecnicas e procedimentos para a teoria fundamentada. Tradução de Lucianne de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface - Comunicação, saúde e educação, v. 7, n. 12, p. 138-148, 2003.

Downloads

Publicado

15/02/2016

Como Citar

Martins, J. L., & Silva, B. (2016). NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. HOLOS, 1, 16–30. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4002

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.