EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA RIO PRETO EDUC AÇÃO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2022.10918Palavras-chave:
Educação infantil, pandemia pela Covid-19, atividades pedagógicas a distânciaResumo
A educação infantil brasileira tem passado por constante processo de reconstrução, de modo a firmar-se como espaço formal e coletivo de qualidade para a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas. No ano de 2020, devido à disseminação da Covid-19 no Brasil e no mundo, bem como a necessidade de distanciamento social, ocorreu o fechamento das escolas e a suspensão do atendimento presencial nas instituições de educação infantil. Muito se tem visto e discutido sobre a educação infantil diante desse cenário, sendo as atividades pedagógicas a distância um fator de grande preocupação e discussão por parte de pesquisadores e educadores da infância. Em decorrência dessa situação, no município de São José do Rio Preto/SP, vem sendo desenvolvido um programa que visa contribuir no apoio às crianças, famílias, gestores e professores da rede municipal, por meio de uma série de ações e encaminhamentos, que evidenciam possibilidades de práticas, mas também limites e desafios que esse momento inédito impõe para toda a sociedade brasileira.
Downloads
Referências
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.
Brasil. (1996). Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.
Brasil. (2010). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF.
Brasil. (2016). Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016. Brasília, DF.
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Brasília, DF.
Correia, Bianca., & Cássio, Fernando. (2020, Abril 22). Sem proteger crianças no isolamento, governos brincam de faz-de-conta. Ponte. Recuperado em 20 maio, 2020 de <https://ponte.org/artigo-sem-proteger-criancas-no-isolamento-governos-brincam-de-faz-de-conta/>.
Estrela, Bianca., & Lima Larissa. Ministério da Educação (MEC). (2020, Abril 28). CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal da Educação. Recuperado em 20 maio, 2020 de <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89051>.
Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI). (2020, Março 23). Carta aberta da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Educação. Brasília. Recuperado em 20 maio, 2020 de <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Carta-Aberta-ao-CNE.pdf>.
São José do Rio Preto. (2019). Secretaria Municipal de Educação. Projeto educativo e plano de trabalho. São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto. (2020a). Secretaria Municipal de Educação. Brincadeiras e interações: um convite às famílias e crianças para brincarem juntas. São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto. (2020b). Secretaria Municipal de Educação. Documento orientador: aproximação com as famílias e estudantes em tempos de atividades não presenciais. São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto. (2020c). Secretaria Municipal de Educação. Resolução n. 04/2020, regulamenta o Programa Rio Preto Educ Ação de apoio aos estudos dos alunos no período de suspensão das aulas em decorrência da necessidade de prevenção de contagio pelo COVID-19, e dá outras providências. São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto. (2020d). Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME nº 05/2020, regulamenta as diretrizes do regime especial teletrabalho para o desenvolvimento das atividades de apoio aos estudos dos alunos e orienta quanto a reorganização dos calendários escolares no âmbito das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto devido a pandemia causada pelo Covid-19, e dá outras providências. São José do Rio Preto.
São Paulo. (2019). Secretaria Estadual de Educação. Undime. Currículo Paulista. Versão homologada. São Paulo: SEE/SP. Recuperado em 02 Agosto, 2020 de <http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf.>
São Paulo. (2020) Secretaria Estadual de Educação. Secretaria Municipal de Educação. UNDIME SP. Orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo. São Paulo.
Sousa, Andreia L. Harada. (2020, Maio 4). Da tela pra cá é diferente: Trabalho docente e ensino a distância nas escolas privadas. Le Monde Diplomatique Brasil. Recuperado em 20 maio, 2020 de <https://diplomatique.org.br/trabalho-docente-e-ensino-a-distancia-nas-escolas-privadas/?fbclid=IwAR0SxeIFgr7K10dNOJvleA0TO7jmlJJ8JAoiSItSB9txYaxI4zY7fjN63pU>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.