EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA RIO PRETO EDUC AÇÃO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.10918

Palavras-chave:

Educação infantil, pandemia pela Covid-19, atividades pedagógicas a distância

Resumo

A educação infantil brasileira tem passado por constante processo de reconstrução, de modo a firmar-se como espaço formal e coletivo de qualidade para a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas. No ano de 2020, devido à disseminação da Covid-19 no Brasil e no mundo, bem como a necessidade de distanciamento social, ocorreu o fechamento das escolas e a suspensão do atendimento presencial nas instituições de educação infantil. Muito se tem visto e discutido sobre a educação infantil diante desse cenário, sendo as atividades pedagógicas a distância um fator de grande preocupação e discussão por parte de pesquisadores e educadores da infância. Em decorrência dessa situação, no município de São José do Rio Preto/SP, vem sendo desenvolvido um programa que visa contribuir no apoio às crianças, famílias, gestores e professores da rede municipal, por meio de uma série de ações e encaminhamentos, que evidenciam possibilidades de práticas, mas também limites e desafios que esse momento inédito impõe para toda a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar / Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Mestre em Ensino e Processos Formativos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Educação Infantil e Formadora de professores de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Giseli Alcassas Masson, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora e Formadora de professores de bebês na rede municipal de São José do Rio Preto - SP.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Linha de Pesquisa: Educação Escolar: teorias e práticas. Coordenadora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - CECH. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de São Carlos - Campus de São Carlos/São Paulo/Brasil.

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Publicado

10/06/2022

Como Citar

Oliveira, R. F. B. de, Masson, G. A., & Sommerhalder, A. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA RIO PRETO EDUC AÇÃO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA. HOLOS, 1, 1–13, 10918. https://doi.org/10.15628/holos.2022.10918

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