ATIVIDADE DOCENTE EM CONTEXTO INCLUSIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3461

Palavras-chave:

Prática docente inclusiva, formação de professores, educação matemática

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a atividade docente no contexto das especificidades educacionais, considerando a proposta da educação especial na perspectiva inclusiva; especificamente, o processo de ensino-aprendizagem de matemática, realizado em salas de aula comum. Considerando a abordagem qualitativa e dando voz ao professor, adentra-se ao espaço escolar por meio de políticas voltadas à educação para as pessoas com necessidades educacionais especiais, como também, consideram-se as ações realizadas pela prática docente. As análises possibilitam afirmar que a educação inclusiva se efetivou, principalmente, pelo acesso dos alunos com necessidades especiais ao ambiente escolar, porém, considerando o processo de ensino-aprendizagem de matemática suas ações mostram-se insuficientes; tanto no âmbito da educação básica quanto no ensino superior. Realidade que requer políticas que oportunizem a articulação entre os profissionais de ensino, os espaços pedagógicos e a sociedade, e, diferentemente de um processo excludente, que acentua e condena o erro, propicie o contexto no qual a atividade docente possa avançar em possibilidades, oportunizando, a todos, o direito de pertencimento a comunidade escolar e a sociedade.

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Biografia do Autor

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do curso de Pedagogia de Palmas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFT). 

Simone Maria Alves Lima, Prefeitura Municipal de Palmas -Secretaria de Educação.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Orientação e Supervisão Educacional, Gestão Escolar e Atendimento Educacional Especializado. Licenciada em Pedagogia.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do curso de Pedagogia de Palmas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFT). 

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Publicado

29/08/2017

Como Citar

Rolim, C. L. A., Lima, S. M. A., & Lagares, R. (2017). ATIVIDADE DOCENTE EM CONTEXTO INCLUSIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. HOLOS, 2, 229–238. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3461

Edição

Seção

ARTIGOS

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