PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE CETÁCEOS, FORTALEZA-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.7696

Palavras-chave:

Curso, Cetacea, Formação de professores, Formação discente, Percepção ambiental

Resumo

Cetáceos são mamíferos aquáticos que habitam boa parte do globo, e que tornaram-se ameaçadas devido a ações como caças ilegais, poluição e turismo. Com isso, objetivou-se avaliar a percepção de alunos de graduação sobre Ecologia e Conservação de Cetáceos. O trabalho foi desenvolvido junto a 32 alunos de graduação que participaram do curso de Ecologia e Conservação de Cetáceos, realizado na Universidade Estadual do Ceará, em março/2017, onde no período de inscrição, os alunos responderam um questionário e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Obteve-se alunos de diferentes instituições, cursos e semestres. Sobre os Cetáceos, que animais pertencem ao grupo: baleia (100%), golfinho (87,5%) e boto (68,8%); principal ameaça: lixo químico e industrial nos oceanos (93,8%) e caça (87,5%); sociedade como a que mais protege e mais causa danos. Muitos alunos já possuíam conhecimento prévio sobre o assunto, e notou-se o grande interesse no curso, pois estes são pouco ofertados.

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Biografia do Autor

Marcos Adelino Almeida Filho, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró-RN

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (2019) e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal (LECA/UFERSA). Colaborador do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha. Membro do Grupo de Discussão em Herpetologia (GDH/UECE).

Josiany Costa de Souza, Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife-PE

Doutoranda em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduada em Ciências Biológicas (UECE). Tem experiência na área de Educação Ambiental, Consultoria, Microbiologia, com ênfase em Micologia com identificação e taxonomia de fungos anemófilos, Empresa Júnior e Ensino de Biologia.

Aline Ariela Passos Lisbôa Pereira, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza-CE

Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em andamento em Planejamento e Gestão Ambiental (UECE). Atua como consultora ambiental, em estudos de Monitoramento e Levantamento de Fauna com ênfase em aves e mamíferos, Diagnósticos Socioambientais e outros estudos para Licenciamentos Ambientais de empreendimentos.

Maria Aryadine Venancio Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica, Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza-CE

Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Bruno Edson-Chaves, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo-SP; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Universidade Estadual do Ceará, Iguatu-CE

Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira. Atua principalmente na área de Anatomia Vegetal, como foco em Poales/Poaceae. Tem experiência na área de etnobotânica, arborização urbana e ensino de Biologia/Botânica.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

Almeida Filho, M. A., de Souza, J. C., Pereira, A. A. P. L., Bezerra, M. A. V., & Edson-Chaves, B. (2021). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE CETÁCEOS, FORTALEZA-CE. HOLOS, 8, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2021.7696

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