A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação do Campo, Formação Humana, Emancipação

Resumo

O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral.

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Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, UNICAMP

Professor titular do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do grupo de pesquisa Histedbr.

Rosana Cebalho Fernandes, Universidade de Campinas

Pedagoga, Especialista em Educação do Campo, Mestra em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe, doutorando em Educação da UNICAMP, grupo de estudos HISTDBR.

Referências

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Lombardi, J. C., & Fernandes, R. C. (2021). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. HOLOS, 8, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

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