A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação do Campo, Formação Humana, Emancipação

Resumo

O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, UNICAMP

Professor titular do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do grupo de pesquisa Histedbr.

Rosana Cebalho Fernandes, Universidade de Campinas

Pedagoga, Especialista em Educação do Campo, Mestra em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe, doutorando em Educação da UNICAMP, grupo de estudos HISTDBR.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

BOGO, A. A educação e a disputa de projetos em nossa agricultura. In: Foerste, Erineu; Foerste, Gerda Margit Schutz; Duarte, Laura Maria Schneider (Organizadores). Projeto político-pedagógico da Educação do Campo: I Encontro do Pronera na Região Sudeste – Vitória: Programa de Pós-graduação em Educação – UFES, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em: 02 de janeiro de 2021.

CALDART, R. S.; CERIOLI, P. R. e KOLLING, E. J. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4 Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.

_____. O MST e a escola: concepção de educação e a matriz formativa, in: Caldart, Roseli Salete (org.) Caminhos para transformação da escola. Reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 63-83 (Cadernos do Iterra n. 15).

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, educação e revolução. In: Orso, Paulino José; Malanchen, Julia; Castanha, André Paulo. (Organizadores). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. 2a edição. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas, Autores Associados, 2018. pp. 39-54. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-23-7-0-f.39-54

Downloads

Publicado

07/12/2021

Como Citar

Lombardi, J. C., & Fernandes, R. C. (2021). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. HOLOS, 8, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.