APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580

Palavras-chave:

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Resumo

A Revista Holos, volume 8 (2021), apresenta o dossiê Pedagogia Histórico crítica: ciência, currículo e didática, edição coordenada por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e José Claudinei Lombardi, contendo contribuições de autores das instituições: UFOPA, UNICAMP, UFSC, UFT, UFES, UECE, UNIRIO, UFAC, UFSCar, UFPA, UFPB, SEMED do Rio de Janeiro e SEMED de Bauru/SP. Os artigos resultam de pesquisas e estudos realizados junto aos Programas de Pós-graduação em Educação e em ações extensionistas para a formação de professores, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR”, presente em diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. É Vice- coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. Bolsista do CNPq. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDR/Ufopa. 

José Claudinei Lombardi, UNICAMP

Professor titular do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do grupo de pesquisa Histedbr

Referências

Aguiar, M., & Colares, M. (2021). A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Lagares, R., & Almeida, G. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.

Santos, M., & Silva Nunes, K. (2021). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Lombardi, J., & Fernandes, R. (2021). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Sousa, F., & Colares, A. (2021). UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.

Soares, L., & Galvão, A. (2021). DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-12.

Neves, V., & Sales, J. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES. HOLOS, 37 (8), 1-15.

Xavier Silva, A., & Assen de Carvalho, M. (2021). CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Hermida, J., & Conde, S. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. HOLOS, 37 (8), 1-18.

Dominschek, D., & Jacomeli, M. (2021). A PEDAGOGIA DA INDÚSTRIA E AS CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E TÉCNICA DAS ESCOLAS DO SENAI-PR. HOLOS, 37 (8), 1-17.

Pereira, R., Alves, D., Alvares, D., & Sousa, F. (2021). MATERIAL DIDÁTICO CARIOCA E SUAS RELAÇÕES COM A BNCC: a teoria é uma coisa e a prática pode não ser outra?. HOLOS, 37 (8), 1-20.

Lélis, L., & da Hora, D. (2022). A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-15.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Colares, M. L. I. S., & Lombardi, J. C. (2022). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA. HOLOS, 8, 1–7. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.